Qual teoria é utilizada para justificar as relações entre seres vivos?
Soluções para a tarefa
Desde a Antiguidade, a origem da Terra e dos seres vivos que a habitam é uma questão que impressiona e preocupa os homens. Vários pesquisadores acreditam que a Terra tenha surgido há 4,6 bilhões de anos e que sua formação tenha se dado a partir de partículas de poeira e gases. Acreditam também que a superfície da Terra era um ambiente hostil, sem chances para o aparecimento de qualquer organismo vivo. À medida que o tempo passou, as condições na Terra melhoraram muito, dando condições para que surgisse a vida em nosso planeta.
Mas, afinal, como surgiu a vida em nosso planeta?
Antigamente, todos acreditavam na Teoria da geração espontânea, também conhecida como Teoria da abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta. Muitos cientistas fizeram experiências tentando provar essa teoria e houve até “receita” para se produzir seres vivos.
Da mesma forma que havia cientistas que defendiam a teoria da abiogênese, também havia cientistas que duvidavam dessa teoria, um deles foi o médico italiano Francesco Redi, que por meio de experimentos provou que a vida surgia de um organismo preexistente. Todavia, foi no século XIX que a teoria da abiogênese foi sepultada de vez com dois avanços muito importantes, os experimentos do cientista francês Louis Pasteur e a teoria evolucionista de Charles Darwin, que admitia uma ancestralidade comum para todos os seres vivos