qual teoria é a mais aceita sobre o surgimento dos seres humanos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde a Antiguidade, a origem da Terra e dos seres vivos que a habitam é uma questão que impressiona e preocupa os homens. Vários pesquisadores acreditam que a Terra tenha surgido há 4,6 bilhões de anos e que sua formação tenha se dado a partir de partículas de poeira e gases. Acreditam também que a superfície da Terra era um ambiente hostil, sem chances para o aparecimento de qualquer organismo vivo. À medida que o tempo passou, as condições na Terra melhoraram muito, dando condições para que surgisse a vida em nosso planeta.
Exas, afinal, como surgiu a vida em nosso planeta?
Antigamente, todos acreditavam na Teoria da geração espontânea, também conhecida como Teoria da abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta. Muitos cientistas fizeram experiências tentando provar essa teoria e houve até “receita” para se produzir seres vivos.
Da mesma forma que havia cientistas que defendiam a teoria da abiogênese, também havia cientistas que duvidavam dessa teoria, um deles foi o médico italiano Francesco Redi, que por meio de experimentos provou que a vida surgia de um organismo preexistente. Todavia, foi no século XIX que a teoria da abiogênese foi sepultada de vez com dois avanços muito importantes, os experimentos do cientista francês Louis Pasteur e a teoria evolucionista de Charles Darwin, que admitia uma ancestralidade comum para todos os seres vivos.
Com a queda da teoria da abiogênese, a teoria da biogênese ganhou força e a seguinte questão foi levantada: Se os seres vivos surgiram a partir de outros, como o primeiro ser vivo surgiu na Terra?plicação:
Resposta:as mais aceitas são
Explicação:
panspermia
Panspermia é uma hipótese que afirma que a vida no planeta pode ter sido iniciada com base em partículas da vida que chegaram à Terra através do espaço. De acordo com o filósofo grego Anaxágoras, existiam sementes da vida em todo o Universo. Desse modo, a vida pode não ter sido originada aqui, e sim ter chegado ao planeta depois.
Essa ideia criou força no século XIX, quando os químicos Thenard, Vauquelin e Berzelius descobriram compostos orgânicos em amostras de um meteorito. Em 1871, o físico William Thomson propôs que meteoros ou asteroides, ao colidirem com planetas que continham vida, poderiam ter ejetado rochas contendo seres vivos. Assim, rochas contendo vida podem ter trazido ou colaborado com a origem da vida na Terra.
Criacionismo
De acordo com o criacionismo, todos os seres vivos surgiram na Terra por meio de uma criação divina. Segundo essa ideia, Deus criou todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, como está relatado na Bíblia. Essa ideia de origem da vida é uma das mais antigas e até hoje é aceita por muitos fiéis em torno de todo o planeta.