qual tecnologia foi desenvolvida no Quênia? Qual a sua utilidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma delegação queniana do National Industrial Training Authority (NITA) veio ao Rio para conhecer a tecnologia desenvolvida pelo SENAI para formar profissionais para a indústria. A missão institucional, denominada “Benchmarking Study Tour to Brazil”, é o primeiro passo para uma futura parceria para ajudar na industrialização e diminuição do índice de desemprego do Quênia, que está em torno de 40%.
“Estamos trocando experiências em busca de exemplos que nos auxiliem na criação de projetos que melhorem nosso ambiente de negócios”, afirmou o chairman do NITA, Kamau Gachigi. Segundo ele, o Brasil foi escolhido por conter similaridades estruturais e econômicas com o seu país.
Atualmente, o NITA conta com cinco centros de treinamento industrial no Quênia e procura investir em novas formas e estruturas de capacitação de mão de obra e empreendedorismo, direcionado para pequenas empresas.
“Estamos impressionados com o que nos foi apresentado sobre o SENAI e acredito que possamos firmar parcerias para nos ajudarmos mutuamente em técnicas de treinamento profissional”, ressaltou Gachigi.
Para o embaixador Frederico Cezar de Araujo, diretor da FIRJAN Internacional, a aproximação é positiva por estreitar relações com o país africano, abrindo novos mercados para a indústria fluminense: “Continuaremos a conversar para definirmos qual será a melhor forma de cooperação nesse sentido”.
Atuação do SENAI
Elo entre as empresas e a capacitação de mão de obra, o SENAI possui 29 escolas, quatro institutos tecnológicos, 28 escolas móveis e mais de 100 mil estudantes por ano. Além disso, segundo estudos da FIRJAN, 90% das empresas preferem contratar profissionais formados pela instituição, por estarem preparados para encarar os desafios do mercado.
Os games, simuladores e softwares de realidade aumentada, elaborados pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação de acordo com demandas setoriais e organizacionais para treinamento, chamaram a atenção dos quenianos. Questões operacionais e legislativas relacionadas ao funcionamento do SENAI também foram debatidas na reunião.
A delegação queniana conhecerá, até quinta-feira (29), as unidades do SENAI Tijuca e o IST Automação e Simulação. O encontro inicial aconteceu na sede da Federação, em 27 de junho.