Química, perguntado por lucasborniatt35, 10 meses atrás

qual substancia ,presente na urina e no sangue de um grávida, o teste de gravides reconhece? Quando e onde essa substancia é produzida ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mayraolivey
12
Para determinar se uma mulher está grávida, os testes vendidos em farmácia usam uma reação química que capta a presença do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina. Esse hormônio só aparece durante a gravidez e serve para manter o corpo lúteo, uma formação no ovário que aparece toda vez que a mulher ovula. Gonadotrofina Coriônica humana é um hormônio glicoproteico, conhecido comumente como hCG, que é produzido pela placenta durante a gestação. Esse hormônio é exclusivo da gravidez e por isso é usado para a confirmação de tal condição.

A função fisiológica do hCG é manter o corpo lúteo durante o início da gestação, aproximadamente por 10 semanas, e estimular a produção de esteroides. Com isso, impede-se que ocorra a perda do endométrio e haja o fim da gravidez. Sua produção começa no momento em que ocorre a implantação e possui seu pico quando a gestação completa nove semanas. É possível observar o hormônio no sangue da paciente em aproximadamente sete dias após o dia da concepção. Após o pico do hCG, os valores tendem a cair progressivamente até desaparecerem por completo um mês após o parto.

O teste de Gravidez:

Quando a urina entra em contato com a tira do teste, os anticorpos presentes na fita procuram uma das duas subunidades do HCG conhecida como beta. Se ela for encontrada no xixi, os anticorpos se juntam a ela e provocam uma reação química que libera cor.

Sempre vai aparecer uma linha, para mostrar que o exame está funcionando. A segunda linha só aparece quando o beta HCG é detectado, ou seja, em caso de gravidez.

O princípio do exame de sangue é o mesmo: captar uma reação química quando há o beta-HCG. A diferença é que este teste é mais sensível, pois a concentração de hormônio é maior no sangue do que no xixi.

A análise do sangue determina ainda a concentração do beta-HCG, que ajuda a determinar se a gestação está progredindo ou não --no início da gravidez, a quantidade do hormônio dobra a cada 48 horas.





Perguntas interessantes