Qual sua opinião sobre a reforma da previdência? (Pesquisa)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Então, eu sou super contra a reforma da previdência, pq são 30% nos cortes de verbas pras escolas, cursinhos, faculdades e etc, sou ele não pow
Resposta:
Explicação:
A Previdência Social como um todo tem, hoje, dois defeitos gigantescos: é muito cara e alimenta a desigualdade de renda no Brasil. Embora sejamos um país jovem, gastamos muito mais com idosos do que com crianças: nossas despesas previdenciárias somam 12% do PIB, valor muito mais alto do que o de outros países com nosso nível de maturidade demográfica. Como estamos envelhecendo duas vezes mais rapidamente do que se observou nos países desenvolvidos, a situação em breve será muito pior. Apenas com os benefícios pagos pelo INSS, estima-se que a despesa cresça cerca de 10 pontos percentuais do PIB em 45 anos. Se nada mudar, as gerações futuras terão que pagar uma conta salgada para manter um estado que pouco investiu nelas durante a infância.
Pior, a Previdência não redistribui renda. Níveis tão altos de desigualdade de rendimentos como os encontrados no país não ocorrem por acaso. Eles exigem método: em geral, requerem tributos arrecadados proporcionalmente mais dos pobres e despesas concentradas nos mais ricos. A Previdência não é exceção a isso. Ela é parte fundamental da desigualdade de renda no Brasil. A renda previdenciária é ligeiramente mais concentrada que a renda total — e estamos falando de um dos países mais desiguais do mundo. Como as contribuições de trabalhadores e empregadores não são suficientes para financiar os benefícios, o déficit resultante é coberto principalmente por tributos indiretos, como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que recaem desproporcionalmente sobre os mais pobres.