Qual seu estilo de música favorito? Você tem certeza que pensou em um estilo e não em um gênero? E ritmo, você sabe bem o que é?
Se essas perguntas acabaram causando uma confusão aí na sua cabeça, não se preocupe. A música atrai gente que entende tudo a respeito e gente que só sabe curtir o som e está tudo bem.
Em todo o caso, se você gosta mesmo do assunto, pode ser legal entender as diferenças entre estilos musicais, gêneros musicais e ritmos. Acompanhe!
O que é estilo
O estilo é algo pessoal que está atrelado às escolhas que são feitas pelos artistas envolvidos na produção musical. Sabe quando você suspeita que uma música é de determinado artista, mesmo sem ouvir sua voz, porque a algo no som que passa essa ideia?
Provavelmente, é o estilo.
Estilo musical trata de personalidade e é o que difere um músico do outro, um compositor do outro. É algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos.
No mundo atual, podemos dizer que o estilo também está relacionado à forma que a música é vendida.
Com tudo isso, a diferença entre os estilos é muito mais uma questão de percepção sobre a personalidade que cada artista imprime em suas músicas e que se apresenta.
Como você vai entender melhor logo mais, artistas de um mesmo gênero musical podem ter estilos bem diferentes.
O que é gênero
Por sua vez, os gêneros musicais são formas de categorizar os estilos e agrupá-los de acordo com suas similaridades. A MPB, por exemplo, é um gênero muito característico entre os movimentos musicais brasileiros.
Contando com diversas influências, da bossa nova ao funk (o gênero afro-americano) a MPB reúne artistas com um estilo, ou seja, com um som que é facilmente reconhecido por quem conhece e por quem é fã de música.
Além do estilo musical, a categorização do gênero também leva em conta os instrumentos, o som e o tema ou os temas. Mas tudo isso pode se tornar ainda mais específico.
O subgênero
Já ouviu dizer que Gilberto Gil é MPB clássica e que AnaVitória é a Nova MPB? Diferenciações como essas podem se dar em razão da divisão em subgêneros que nada mais são do que subcategorias.
Se você gosta desse gênero, inclusive, fazemos o convite para que leia nosso post especial sobre a MPB e escute algumas das músicas que merecem destaque.
Voltando às explicações, se você precisa de outro exemplo para entender melhor, considere que o rock é um gênero e o heavy metal, o hard rock, o grunge ou o rock progressivo são exemplos de subgêneros.
Trata-se, portanto, de uma forma de fazer com que um gênero seja mais facilmente identificado pelos fãs.
Se você descobre um artista novo e curte seu estilo, pode se informar sobre a qual gênero ele pertence para descobrir outros artistas similares. Se consegue saber qual o subgênero, as chances de encontrar músicas novas de que você realmente goste são maiores.
E o que é ritmo
Por fim, o ritmo é algo que pode ser importante para identificar o estilo de um artista e, sobretudo para entender a qual gênero ele pertence. Afinal, o ritmo é um elemento musical.
Quando falamos em ritmo musical, falamos em um movimento coordenado, em repetições de intervalos musicais que fazem parte da composição de uma música.
Esses intervalos podem ser fracos ou fortes, curtos ou longos, regulares ou irregulares.
Seja como for, acabam por determinar ou ditar o tempo da música e isso faz do ritmo um dos elementos fundamentais de uma composição.
Não é tudo a mesma coisa, mas…
Antes mesmo dessas explicações, é possível que você soubesse bem o que era ritmo, ainda que não soubesse explicar.
Supomos isso porque qualquer um que já se aventurou a dançar qualquer música que seja foi convidado a tentar entrar no ritmo.
De certa forma, pela experiência e pelo instinto, a gente acaba entendendo que o ritmo é o que marca a música.
As repetições e intervalos são o que nos ajuda a saber quando movimentar nossos corpos e em qual velocidade, por exemplo.
Por outro lado, a confusão entre estilo e gênero é muito comum. Esperamos que, com as explicações, você tenha conseguido entender a diferença entre os significados dos dois termos, mas pode ter certeza: você vai encontrá-los trocados ou sendo usados como sinônimos por aí.
Com isso, se você matou sua curiosidade sobre o que são estilos musicais ou o que são gêneros musicais, mas se preocupa em não saber usar corretamente os conceitos, relaxe.
O que mais toca por aí!
A dica é relaxar porque o mais importante é aproveitar a música e curtir seus estilos ou gêneros favoritos. Dançar fora do ritmo também está permitido!
Assim, independente de suas preferências ou habilidades, aproveitamos que ainda estamos nesse assunto para contar quais são os gêneros musicais mais ouvidos no Brasil.
ATIVIDADE
1- Para tanto, vamos atrás de uma pesquisa divulgada pelo portal Hypeness que separa as preferências de gênero por região do país.
Usuário anônimo:
desculpa mais em que ano vc tá
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
Resposta:
musica eletrônica , estilo , são musicas em sincronia muito legal amo musica
Explicação:
Respondido por
0
Para compreender sobre as diferenças de gênero musical no país, é preciso realizar uma pesquisa que pode ser feita por entrevista ou por plataformas digitais, por exemplo. Assim, é possível averiguar que o gênero Funk Carioca surge no Rio de Janeiro e o Brega Funk surge em Pernambuco.
O que é um gênero musical?
Gênero musical é uma forma de nomear uma grande área que representa diversos estilos musicais. Pode-se citar o Funk, o Brega, o Brega Funk, o Samba e o Forró como gêneros musicais que se originaram no Brasil.
Continue estudando sobre História em: brainly.com.br/tarefa/20411497
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Lógica,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás