Qual seria a forma do homem exercer sua racionalidade e praticar o bem, segundo São Tomás de Aquino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O foco do homem racional é o sentido para as ações e a sua expressão é o motivo, a razão.
Embora o destino do homem seja a evolução, ele tem o livre arbítrio, o poder de decidir e influenciar a velocidade com que ela se dará. O homem racional anseia ter o seu destino sob controle, afastar a imprevisibilidade, e, para tanto, ele busca sistematicamente antever e compreender o futuro para se preparar para ele e se manter no controle. Para o homem racional a incerteza é perturbadora; ele precisa que a vida siga as regras lógicas do raciocínio e buscará continuadamente suprir as lacunas existentes no saber.
O homem racional é o elo (ou a ponte) de ligação entre o homem material e o espiritual. O homem orbita entre o instinto e a intuição e, embora a evolução do homem material para homem espiritual possa se dar pela emoção, a evolução pelo saber, quando se tem um sentido para a vida correto, é mais fácil e mais sólida, pois é sustentada e não está sujeita a constantes questionamentos, como a embasada apenas na emoção.
Todo homem nasce perfeito, capaz de amar e merecedor de afeto, capaz de realizações, transcendente (por ser espiritual) e sábio (tem nele, na forma de instinto e intuição, toda a sabedoria necessária para a sua sobrevivência e evolução). Entretanto, por ser racional, ele precisa crer para Ser o que realmente é. Em qualquer circunstância o indivíduo é o que é, mas para o homem racional ele é como se vê e, portanto, para que as decisões racionais sejam acertadas é preciso que ele aprenda a se ver e às outras pessoas.
As decisões do homem racional são baseadas na cultura dominante e nas suas verdades e caso estes não tenham um mínimo necessário de acertos não haverá condições para uma caminhada feliz.
O amadurecimento do ser humano implica em harmonia entre o sentir e o saber, entre o sentir e o compreender, não se deixar levar nem por um e nem por outro, em resumo ser consciente.
O homem racional juntamente com o homem emocional compõem a face visível do processo decisório do ser humano, pois direcionam e avaliam as ações
O homem segundo Santo Tomás de Aquino deve ser dirigido através de três leis fundamentais, más principalmente por um bem supremo que permita a sua realização pessoal
Porém, será imprescindível que não se desvie, pois o rompimento com qualquer ordem natural leva à alienação que é o claro reflexo da perversão, ou da corrupção humana.
A forma do homem exercer sua racionalidade e praticar o bem, é seguir as seguintes leis:
- A lei eterna: é a plena realização de cada uma de suas disposições, e promulga as próprias Deus.
- A lei natural: é a lei ou as prescrições inscritas na razão de todo homem que manda fazer o bem e evitar o mal.
- A lei humana positiva: promulgado pelo legislador, baseia-se na sua própria razão, visa o bem da sociedade e aplica-se ao ser humano.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27858509