qual sentido podemos atribuir pelo titu1. Que sentidos podemos atribuir ao título do texto?
2. Explique qual é a situação cotidiana que serve de ponto de partida para o conto.
3. Como a descrição feita no primeiro parágrafo evoca o mundo real em que se insere o leitor?
4. Retire do texto um fragmento que exemplifique a tipologia descritiva e outro que exemplifique a tipologia
narrativa. Justifique sua resposta destacando uma característica marcante de cada uma dessas tipologias
- Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões 5 e 7.lo do texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
01 – Explique qual é a situação cotidiana que serve de ponto de partida para o conto.
O conto começa quando uma mulher se aproxima da pia para lavar uma grande pilha de louça.
02 – Como a descrição feita no primeiro parágrafo evoca o mundo real em que se insere o leitor?
A descrição das pilhas de pratos, copos e talheres evoca, no leitor, outras cenas, reais, que dão verossimilhança ao mundo ficcional que está sendo criado naquele momento.
03 – Em seu caderno, transcreva trechos do primeiro parágrafo em que a autora constrói algumas imagens e as associa ao atentado ao World Trade Center.
De que maneira as comparações garantem a associação entre o texto e o atentado?
As imagens são as seguintes: “Os pratos estão empilhados de um dos lados da pia numa torre irregular, equilibrando-se uns dobre os outros de forma precária como se os destroços de um prédio bombardeado ameaçando cair”; “Copos e tigelas de vidro, também empilhados num desenho caótico, exibem a superfície maculada, cheia de nódoas, e o metal das panelas, chamuscado e sujo em vários pontos, lembra a fuselagem de um avião incendiado.”; “Há ainda a cratera da pia, onde outros tantos pratos e travessas, igualmente sujos, estão quase submersos numa água escura, como se, num campo de batalha, a chuva tivesse caído sobre as cinzas”.
04 – Explique de que forma o prazer da mulher com o ato de lavar a louça remete à reflexão que o texto pretende desencadear.
Ao tratar da sensação de prazer da personagem com a tarefa de lavar louça, do jato de água “carregando as impurezas” e produzindo na mulher o efeito de um “balsamo”, a autora reflete sobre o desejo de fazer o mesmo com o mundo: “lavar os erros do mundo, desfazer seus escombros, apagar lhe as nódoas, envolver em sabão todos os ódios e horrores, as misérias e mentiras”. Simbolicamente, o conto sugere que o mundo está precisando de uma pessoa que lhe lave as impurezas. (O ódio; a intolerância, o preconceito.).
05 – Que sentidos podemos atribuir ao título do texto?
Literalmente, “pelo ralo” faz uma alusão ao caminho percorrido pelas impurezas da louça que e lavada. Em sentido figurado, o título alude ao caminho da humanidade, maculado por atos insensatos de ódio e destruição, como os atentados de 11 de setembro de 2001.
Veja as respostas que se adequam às suas perguntas ( ◜‿◝ )♡
Espero ter ajudado! :)
Se puder marque a minha como a melhor resposta!