Biologia, perguntado por VivianCristini, 1 ano atrás

qual são as diferenças e semelhanças de bacterias e vírus???

Soluções para a tarefa

Respondido por IgorHDs
2
São muitas, as diferenças entre os vírus e as bactérias. Os vírus são conhecidos por serem os organismos mais simples e pequenos. Eles são 10 a 100 vezes mais pequenos que as bactérias. A maior diferença entre os vírus e as bactérias, é que os vírus necessitam de um hospedeiro vivo para crescerem - como uma planta ou um animal – para se multiplicarem, enquanto a maioria das bactérias podem crescer em superfícies mortas. 

Ao contrario das bactérias, que atacam o corpo como soldados numa batalha campal, os vírus são lutadores guerrilheiros. Eles não atacam tanto como infiltram. Eles literalmente invadem as células humanas e viram o seu material genético da célula a seu favor para se reproduzirem. 

Além do mais, as bactéria transportam toda a maquinaria necessária para o seu crescimento e multiplicação, enquanto os vírus contem principalmente a informação para tal, por exemplo, o ADN ou o RNA, é empacotado numa proteína e/ou capsula proteica. Os vírus arreiam a maquinaria da célula hospedeira para se reproduzirem. Num sentido, os vírus não estão verdadeiramente "vivos," mas são essencialmente informação (ADN ou RNA) que flutua, até eles encontrarem um hospedeiro adequado para viverem. 

As diferenças entre o vírus e a bactéria são muitas. O vírus é a menor e mais e simples forma de vida conhecida. Ele é de dez a cem vezes menor que a bactéria. A principal diferença entre eles é que o vírus necessita de um hospedeiro vivo – como uma planta, um animal ou uma pessoa – para se multiplicar, enquanto a maioria das bactérias pode crescer em superfícies não vivas, como no chão ou na pia. 

Ainda, ao contrário da bactéria, que ataca o corpo como um pequeno soldado montando uma batalha campal, o vírus é um “soldado de guerrilha”. Ele literalmente invade e altera o material genético das células para criar condições de se reproduzir. 

Além disso, a bactéria transporta todo o “maquinário” necessário para o seu crescimento e multiplicação, enquanto o vírus transporta principalmente informação – por exemplo DNA ou RNA, contidos numa proteína e/ou membrana exterior. 

Já o vírus danifica o “maquinário” das células dos hospedeiros para se reproduzir. De certa forma, o vírus não vivem propriamente, são sim, informações (DNA ou RNA) que flutuam no ambiente até que um hospedeiro vivo conveniente seja encontrado. 
Perguntas interessantes