História, perguntado por Ka1queN, 8 meses atrás

qual são as características histórico-geográficas do bovino?​

Soluções para a tarefa

Respondido por 0000107221328xsp
38

Resposta:A pecuária exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador. No caso dos bovinos, além da carne, são extraídas outras matérias-primas, como o couro (produção de calçados), pele (vestuário), ossos (fabricar botões) e muitos outros.  Fundamentalmente, a atividade em foco é ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bufalinos. Esse ramo tem como responsabilidade principal disponibilizar para o mercado alimentos como carne, leite e ovos, base da dieta humana.

Essa atividade está dividida em dois tipos, a pecuária de corte e de leite, ambas podem ser desenvolvidas de duas formas, a pecuária intensiva e a extensiva.  Pecuária de corte consiste na criação de animais com o objetivo de fornecer carne. Na produção extensiva, os animais são criados soltos em grandes áreas, alimentam-se de pastagens e não recebem maiores cuidados, em contrapartida, na intensiva, os animais são manejados em pequenos recintos com dieta à base de rações balanceadas específicas para engorda ou leite. A pecuária de leite está ligada à produção leiteira e derivados.

Respondido por tiago1roc
12

Resposta:

acas são as fêmeas da espécie Bos taurus. Já os machos podem ser chamados de touro ou de boi. Neste último caso, estamos falando de um indivíduo castrado. São duas as suas subespécies: Bos taurus taurus, o gado europeu, ou gado taurino, bastante produtivo; e o Bos taurus indicus, gado asiático ou gado zebuíno, bem-adaptado a ambientes tropicais.

Tais animais são ruminantes, dotados de um par de chifres ocos e permanentes. Foram domesticados por nossa espécie há aproximadamente 5000 anos, visando seu leite e utilização como meio de transporte de carga, aproveitando-se também de sua carne e couro, ao morrerem.

Na atualidade, a situação é diferente: gados são amplamente utilizados para a alimentação e retirada de couro; aproveitamento dos ossos para a fabricação de farinha, sabão e rações; confecção de pincéis com o uso de seus pelos; utilização do estrume; além dos outros fins já citados. Seu comércio movimenta uma enorme quantia de capital: o Brasil, inclusive, detém o segundo maior rebanho desses animais, em todo o mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Perguntas interessantes