Qual relação tem o conto venha ver o por do sol com o conto o barril de amontillado?
Soluções para a tarefa
Resumo:
Em “O barril de Amontillado”, o Amontillado é um vinho que, por conseguinte, conduz a uma embriaguez, momento de semimorte em relação à re- alidade concreta; e em “Venha ver o pôr-do-sol” há um convite para assistir à partida do Sol, como o Sol é a luz que simboliza a vida, a ausência dele representa a escuridão
Completo:
As obras apresentadas são textos literários, de tipologia narrativa, apresentam dois personagens principais em que os protagonistas deixam as vítimas sem chance de defesa, em lugares isolados, sem pessoas em volta e as vítimas nem se quer desconfiam da atrocidade que sofrerão por seus malfeitores.
O que há de comum entre as histórias é o mistério, o suspense e o lado maquiavélico dos personagens que é exposto no final, eles não agem impulsivamente, tudo é detalhadamente planejado. O que surpreende o leitor é a frieza do indivíduo de planejar algo dessa maneira e agir sem remorso, e a premeditação de algo cruel e tão bem feito, sem que ninguém desconfie.
O desfecho dos contos é implícito, o leitor duvida do desfecho do conto por ser algo cruel e bem premeditado, não é esperada essa ação dos protagonistas, mas pode-se compreender o que ocorreu no final do conto: a morte. De acordo com o lado psicológico dos protagonistas que cometem tal brutalidade, parece não haver culpa ou ressentimento, os personagens parecem criar suas próprias leis, tendo duas faces, o lado obscuro distinto da vida social de ambos, os dois observam os últimos suspiros de suas vítimas e simplesmente saem tranquilamente dos lugares onde as deixaram.
Baseados nos contextos teóricos, ambos os contos se enquadram no Formalismo Russo, teoria que valoriza os mecanismos verbais, a estratégia e a técnica.
O Formalismo Russo enaltece o que acontece na história e não o que diz o autor, valoriza as ações que acontecem na obra, ou seja, são tecnicistas.
Esse movimento teórico estabeleceu a forma e os elementos que seriam dominantes na análise do texto, a literalidade e a narratologia formaram com outros elementos um conjunto de impressões e efeitos que deveriam ser averiguados e valorizados nesta nova realidade do texto, que prevalece como referencial ainda estável nos dias atuais.