Qual relação podemos estabelecer entre a invasão holandesa em Pernambuco e o ataque da Companhia das Índias Ocidentais em Angola e São Tomé?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As invasões holandesas foram o maior conflito político-militar da colônia. Embora concentradas no atual Nordeste, não se resumiram a um episódio regional. Fizeram parte do quadro de relações internacionais entre os Estados europeus: foi uma luta pelo controle do açúcar, bem como das fontes de suprimento de escravos. Houve duas frentes interligadas, embora distantes: Brasil e África.
A resistência foi caracterizada por um esforço financeiro e militar baseado em recursos locais e externos. Os recursos levantados na colônia representaram dois terços dos gastos entre 1630 e 1637, com tropas majoritariamente europeias; e quase a totalidade do gasto entre 1644 e 1654, com tropas mormente pernambucanas.
Resposta: Foi no período da união ibérica, momento em que devido a uma crise sucessória houve união entre a coroa de Portugal e Espanha - apesar de a burocracia portuguesa manter a administração dos territórios.
O rei da Espanha que assumiu a coroa portuguesa foi Felipe II, da dinastia Habsburgo. No intervalo, havia conflitos entre essa dinastia e diversos outros estado nacionais europeus. Devido a Portugal também estar sobre julgo dos Habsburgo seus territórios no Brasil e Africa também foram atacados.