Qual relação entre o trabalho escravo e o surgimento da filosofia na Grécia Antiga?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta mais simples que se pode dar quanto a isso é pensar como a sociedade da Grécia antiga era formada, como no exemplo antigo de Aristóteles sobre o trabalho:
Labor: Braçal ( Escravos )
Poiesis: Artístico e Filosófico
Praxis: Político
ou seja, como a Grécia antiga era escravocrata os demais tinham a liberdade de trabalhar (fazer) outras coisas.
Explicação:
A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes. Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional.
O trabalho escravo foi uma das motivações para o surgimento da filosofia na Grécia Antiga.
Escravidão e Filosofia na Grécia Antiga
Devido às conquistas territoriais, a escravidão na Grécia Antiga passava a ser a realidade dos povos que iam sendo conquistados, e posteriormente, os criminosos também passaram a integrar essa mão-de-obra, sendo uma condição hereditária, ou seja, destinada também ao cônjuge e filhos do escravizado.
A Filosofia surgia para explicar tais condições, e entender o ímpeto humano em castigar os que lhe eram diferentes, pois assim era visto o escravo, alguém que não merecia o título de grego, e então era posto a par da sociedade, sofrendo humilhações físicas e psicológicas.
Mais sobre Filosofia: https://brainly.com.br/tarefa/5370002