Qual reflexo histórico a guerra de Canudos deixou?
Soluções para a tarefa
A Guerra de Canudos (1896-1897), também conhecida como a revolução/insurreição de Canudos foi um conflito ocorrido entre um movimento popular e o exército da República brasileira na comunidade de Canudos. Em 2016, ela completa 120 anos e você confere aqui no blog o resumo completo sobre o confronto, já que pode ser um tema importante para os vestibulares.
Resumo da Guerra de Canudos
O contexto do Brasil na Guerra de Canudos
Naquela época, o Brasil era governado pelo seu primeiro presidente civil, Prudente de Morais (1896-1898) e vivia um contexto complicado:
A Europa passava por uma crise econômica bastante intensa, resultando em uma queda também significativa das exportações brasileiras de café.
Os efeitos da crise do encilhamento (crise financeira que aconteceu em 1890 devido à política econômica com objetivo de estimular a industrialização no governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca) ainda repercutiam através de inflação alta, desvalorização monetárias e desemprego.
O declínio do florialismo também marcou a época, culminando quando Floriano Peixoto deixou o governo. Isso significou um declínio também da imagem do exército, com uma redução do prestígio político dos militares.
Esses fatores resultam em um aumento generalizado da miséria no país e da opressão e exploração. Canudos é um resultado direto desse cenário.
Explicação: