Qual razão os elétron se mantém longe do nucleo
Soluções para a tarefa
Tem muito tempo que não escrevo nada para o “Filosofando a Química”, mas hoje resolvi colocar mais um artigo neste quadro, que eu gosto tanto, porém não dou a devida atenção. Umas das perguntas que mais trazem as pessoas do google para o meu blog é “porque os elétrons não se chocam com o núcleo do átomo?”, ou alguma de suas variações. O frustrante é que eu não tinha nenhum artigo respondendo a essa pergunta, ao menos não diretamente. Na verdade eu tenho uma vídeo aula que responde explicando esse assunto, mas talvez não seja tão fácil de associar o tema da aula com a pergunta. Bom … mas vamos ao que interessa, porque os elétrons não se chocam com o núcleo atômico?
Essa é uma pergunta que todo aluo de química, mesmo aqueles no 9° ano, deveriam se fazer, e não deveriam ficar satisfeitos com a resposta do professor! Sim … é isso mesmo, a resposta para essa pergunta não é tão satisfatória. Como assim? Eu explico … mas primeiramente devo dizer que essa pergunta já era feita lá pros anos de 1911, ou até antes! Ela surge com o o modelo de Rutheford. No modelo de Thomson, os elétrons eram fundidos com alguma coisa de carga positiva, que podemos associar aos prótons (notem que neste modelo não existia nem o núcleo, e muito menos os prótons). Foi Rutheford, e o célebre experimento de bombardeamento das lâminas de ouro com partículas α, que mudou de vez com a “cara” do átomo. Para explicar a sua observação, Rutheford propôs que o átomo seria um pequeno sistema solar, onde um núcleo denso, de carga positiva, era capaz de atrais elétrons dispersos, numa região chamada eletrosfera, da mesma forma que a massa do Sol é capaz de atrais os planetas ao seu redor. A principal crítica desse modelo, qualquer adolescente, seria capaz de fazer:
Se os elétrons tem carga negativa, os prótons tem carga positiva, e cargas opostas se atraem, por que o elétron não se choca com o núcleo?
#espero ter ajudado :)