Qual propriedade da mistura da matéria atua no processo de decantação? Explique como.
Soluções para a tarefa
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura.
→ Decantação em mistura formada por líquido e sólido.
O primeiro passo é deixar a mistura em repouso, visto que a parte sólida costuma ser a mais densa. Com o tempo e com a ação da gravidade, o sólido depositar-se-á no fundo do recipiente. Essa parte do processo é chamada de sedimentação. Depois realizamos a decantação, ou seja, a separação cuidadosa da parte líquida que ficou em cima, transferindo-a para outro recipiente.
Podemos fazer isso por meio de uma sifonação, que é a transferência do líquido por meio de um sifão, iniciando-se o fluxo por sucção. Esse processo pode ser bem visualizado no caso de uma mistura de água e areia.
→ Decantação em mistura formada por líquidos imiscíveis.
Para realizar esse tipo de decantação, utiliza-se em laboratórios de química uma vidraria denominada de funil de bromo ou funil de separação. Depois de uma forte agitação da mistura dentro desse funil, ela é deixada em repouso e, com o tempo, o líquido mais denso fica totalmente separado na parte inferior e o menos denso fica na parte superior.
O funil de separação possui uma espécie de torneira na parte de baixo, que, ao ser aberta, escoa lentamente o líquido mais denso para um béquer ou erlenmeyer que está posicionado na abertura embaixo. A torneira é aberta com o funil destampado e controla-se a abertura da torneira, fechando-a antes que o líquido menos denso também escoe. O líquido menos denso que ficou no funil deve, então, ser retirado pela parte superior para evitar contaminação.