Português, perguntado por papalapa, 5 meses atrás

qual pode ser a origem de alguns sobrenomes cite alguns exemplos​


michellebarcelos5: pode ser ??
papalapa: Sim
michellebarcelos5: passa aí
papalapa: mk.italocaua
michellebarcelos5: vou lá
papalapa: viu
michellebarcelos5: sim
michellebarcelos5: solicitei
michellebarcelos5: para seguir
papalapa: ok

Soluções para a tarefa

Respondido por alexsanderr7ts
2

As principais fontes de inspiração dos primeiros sobrenomes

Ocupação – No começo, muita gente escolheu sobrenomes que identificavam a profissão. É daí que vêm designações como Hunter (“caçador”, em inglês) e Carpenter (“carpinteiro”).

Localidade – os sobrenomes faziam referência a um lugar ou acidente geográfico onde a pessoa vivia. Exemplos: Fontes, Campos, , Matos, Pinheiro, Ribeiro, Rocha, Costa, Silva…

Características – Traços físicos (“Pequeno”, “Longo”, “Forte”) também foram usados, assim como os de personalidade. Por exemplo: “Fox”, que quer dizer “raposa” em inglês, era usado para alguém considerado astuto ou inteligente, e “Fish” (“peixe”) para um bom nadador.

Religião – Em países com forte influência religiosa, como Portugal, Itália e Espanha, era comum a adoção de designações religiosas, como Aleluia, Anjos, Assunção, Batista, Trindade e Graça, às vezes até como prenome.

Adoção de mais de um nome surgiu por causa do aumento da população


papalapa: vlw
nsbdbbxbxjwjhd: Wellington
papalapa: Que?
Respondido por geografiaedemais93
0

ALVES:

Abreviação de Álvares, que significa “filho de Álvaro” – portanto, um sobrenome patronímico (derivado do nome do pai). Certos historiadores acreditam que também possa vir de “alvar”, uma espécie de carvalho. Nesse caso, Álvares seria um lugar abundante em carvalhos.

Lima:

A maior hipótese é que venha do rio espanhol Limia. A palavra celta significaria esquecimento: segundo a lenda, quem atravessasse Limia perderia a memória. Em Portugal, uma das primeiras famílias foi a de dom João Fernandes de Lima, senhor das terras de Limia.

Pereira:

Origem – Portugal

Ao que tudo indica, é uma referência a uma propriedade que tinha uma plantação de peras, a Quinta de Pereira, localizada ao norte de Portugal. Quem usou o nome primeiro foi um rico e poderoso senhor do século 13, chamado dom Gonçalo Pereira.

SILVA:

Acredita-se que surgiu no Império Romano para designar moradores de regiões de matas – “silva”, em latim, é “selva”. Trazido ao Brasil pelos colonizadores, foi adotado também por escravos libertos. O registro mais antigo por aqui é de 1612.

Perguntas interessantes