Biologia, perguntado por NicolasVictor3575, 10 meses atrás

Qual parte da teoria de Darwin estava incorreta?

Soluções para a tarefa

Respondido por DonK
1

A teoria de Darwin nunca teve partes incorretas, apenas detalhes que não se sabia ainda o suficiente sobre como poderiam funcionar. Mas os grande mecanismos estavam lá: selecção natural, tendo como objectivo primário a produção de descendentes e propagação da espécie.

Por isso é que falar de ADN e de Darwin é um erro. Darwin não fazia a mínima ideia de que poderia existir tal coisa.

A moderna teoria sintética já junta esse conceito e muitos outros.

Até ver, a ideia base de Darwin, que as espécies ao longo do tempo acumulam alterações que sendo suficientes, dão origem a novas espécies, é, ainda, a melhor explicação que a ciência tem para a diversidade da vida.

Quando alguém quiser apresentar uma alternativa à evolução darwiniana, deve lembrar-se de que a nova ideia tem de ser tão boa a explicar os fenómenos conhecidos actualmente e ainda deve explicar fenómenos que a evolução não seja capaz. Desde já desejo muito sorte com tal tarefa.

Finalmente, ao contrário do que podem já ter ouvido, a evolução não pretende explicar a origem da vida. Para esse tema há outras ideias, como por exemplo a abiogénese.

Espero que tenha ajudado.

Edição: recebi uma sugestão para substituir ADN por DNA e vou explicar porque não o faço. Sei que a comunidade científica, mesmo em Portugal, tende a usar mais a versão inglesa (DNA) do que a portuguesa (ADN). Para o bem e para o mal, eu não sou biólogo, motivo porque não me sinto obrigado a usar essa "norma"; depois, sendo português e havendo uma palavra portuguesa que é bem clara quando ao que prendo dizer, eu uso-a. Mesmo na minha área de formação, onde tantos inglesismos tendem a proliferar, eu prefiro sempre usar termos portugueses, desde que isso não gere confusão.

Voltando ao ADN: o nome do composto é Ácido desoxirribonucleico. Nunca vi ninguém que escrevendo em português, referir-se-lhe como sendo o "deoxyribonucleic acid", motivo porque prefiro e vou continuar a usar a sigla portuguesa: ADN.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO ABRAÇO

Perguntas interessantes