Qual parte da África tem mais habitantes norte sul leste oeste ou central?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com uma população de mais de 1,2 bilhões de habitantes e uma área de cerca de 30 milhões de km², a África tem uma densidade populacional de cerca de 26 habitantes por km². A população está dividida em vários grupos, mesmo dentro de cada país:
A África Negra, localizada ao sul do Saara, é composta por uma maioria de bantus, com grupos mais pequenos de khoisan no sudoeste (Namíbia e Botswana, principalmente), os pigmeus na selva equatorial e os nilotas na África Oriental. Estes povos falam mais de 1000 línguas diferentes.
Ao norte do Saara, a população é predominantemente árabe, havendo, contudo, grandes grupos de tuaregues e berberes, que já foram a população predominante nesta área.
A África é, sem dúvida, o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo. Grande parte da população se concentra na Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo e África do Sul, que são países mais populosos.
As regiões que apresentam maiores densidades demográficas são aquelas que possuem solos férteis, como o vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, além da costa litorânea, lugar com boa incidência de chuvas.
As regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica compreendem as áreas desérticas, como o deserto do Saara (África Islâmica), deserto da Namíbia e do Calaari e nas florestas do Congo (África Subsaariana).
Atualmente, o continente tem passado por um intenso processo de urbanização, mesmo assim, são restritos os centros urbanos de grande porte, as maiores cidades são Cairo (Egito), com cerca de 7 milhões de habitantes; Alexandria (Egito), com 4 milhões; Lagos (Nigéria), com 7 milhões; Casablanca (Marrocos), com 3,7 milhões; Kinshasa (República Democrática do Congo), com 9 milhões; Argel (Argélia), com 2,5 milhões; e Cidade do Cabo (África do Sul), com 3,4 milhões.[2]
Explicação: