qual os elementos tecnicos, taticos, regras basicas do esporte volleiibol? mim ajude por favor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Introdução
O futsal é um desporto de criação Nacional, nascido da fusão do futebol de salão e do futebol de cinco. Ocupa um lugar de destaque no cenário brasileiro e mundial, e é homologado oficialmente pela FIFA (FERREIRA, 2002). Como a maior parte desta pesquisa se concentra na questão relacionada à formação tática das equipes, é de grande valia que tenhamos em mente o conceito de tática. Segundo Mutti (2003), tática
“é uma forma racional e planejada de aplicar um sistema e seus vários esquemas, a fim de combinar o jogo de ataque e defesa, tirando proveito de todas as circunstâncias favoráveis da partida, com o objetivo de dominar o adversário e conseguir a vitória” (p. 177).
Dentre os principais fatores que devem ser considerados e influenciam a tática de jogo de uma equipe destaca-se a atenção com o adversário (fator preponderante para a preparação esportiva), a condição técnica e características pessoais dos jogadores, o condicionamento físico dos atletas, além de outras variáveis psicológicas tais como a motivação, a confiança e a tranqüilidade que são igualmente essências à performance esportiva. A capacidade de observação dos treinadores no decorrer das partidas contribui para a possibilidade de gerar mudanças táticas do contexto de jogo. Finalmente, as regras e regulamentos enformam a elaboração da tática de qualquer equipe.
A tática de uma equipe se caracteriza a partir dos sistemas e padrões de jogo, bem como das variações de esquemas previamente definidos no processo de preparação esportiva.
Os sistemas de jogo se configuram através da disposição dos atletas em quadra de modo que suas ações e manobras neutralizem o ataque adversário e iluda a defesa adversária (APOLO, 2004). Os sistemas mais recorrentemente citados na literatura são o 2X2 (com ou sem variação), o 2X1X1, 3X1, 1X3, 4X0, 0X4 e os sistemas em rodízio. O sistema de jogo representa a base de formação da equipe e funciona de modo interdependente com os esquemas e padrões de jogo. Segundo Mutti (2003), o padrão de jogo se configura em diversas formas de movimentação dos atletas, situação em que ocorre a troca de posições de modo planejado e organizado, no intuito de confundir a marcação adversária e provocar erros em seu sistema defensivo, visando a infiltração na defesa contrária em busca de melhores condições para a finalização em gol. Existem vários padrões de jogo em função dos sistemas empregados pelas equipes. Os padrões envolvem movimentos de circulação laterais ou diagonais, contando ou não com a participação do goleiro (MUTTI, 2003). Quando se conta com o goleiro linha, este se posiciona como base, sendo o último jogador da defesa. São exemplos de padrões de jogo: (a) o padrão roda; (b) o padrão em oito; (c) o padrão oito por trás; (d) o padrão pelo meio; (e) Padrão invertido; (f) padrão cruzado; (g) padrão em “X”; (h) padrão em elástico; (i) padrão com goleiro linha (Para aprofundamento vide MUTTI, 2003). Os esquemas se concretizam em manobras estratégicas definidas a partir dos sistemas e padrões de jogo adotados por uma equipe (APOLO, 2003). Funcionam como combinações inerentes à formação adotada pela equipe e se desenvolve mediante a sincronização de movimentos e passes preconcebidos, visando criar oportunidades de jogo sem abrir mão do equilíbrio defensivo.
.
.
Explicação: