Saúde, perguntado por siimooniiyy, 10 meses atrás

Qual os aspectos eticos do filme gattaca experiência genética?
Aponte e comente sobre.

Soluções para a tarefa

Respondido por aninha112630
2

Resposta:

Um jovem casal tem um filho numa época em que um simples exame de sangue ao nascimento já faz um mapeamento de todas as pré-disposições genéticas da criança. Coisas simples como cor dos olhos, da pele e dos cabelos, assim como as probabilidades de desenvolvimento de algumas doenças. Pois é. Esse novo bebê nasceu marcado negativamente por ter uma genética “ruim” e uma expectativa de vida de apenas cerca de trinta anos.

Esse mapeamento o condenaria e figurar na categoria de humanos “não válidos”, que estariam descartados de qualquer atividade considerada mais “nobre” como postos onde se requerem maior inteligência e condicionamento físico (algo destinado aos geneticamente “válidos”) restando-lhes apenas ocupações de menor importância e subalternas. Assim, os não-válidos eram tratados como humanos e cidadãos de segunda categoria. Ainda desolados com o destino do filho, que foi chamado de Vincent Freeman (interpretado por Ethan Hawke), os pais decidiram escolher um embrião geneticamente perfeito num banco de embriões para ter um filho válido, que logo mostrou ser superior a Vincent. O menino não aceitou tal condição de inferioridade e tentou, com seu esforço, ser alguém. Mas tal seleção “artificial” que, em alguns momentos beirava a eugenia, lhe fechou todas as portas, deixando clara a discriminação dessa sociedade contra os geneticamente imperfeitos, ou “filhos de Deus”, ou ainda os de-gene-rados. Assim, Vincent conseguiu emprego apenas como faxineiro numa instituição científica privada de nome “Gattaca” que enviava humanos obviamente válidos para missões no espaço.

O coitado só conseguiu emprego como faxineiro. Lá atrás? Isso mesmo!!! Ernest Borgnine!!!

O coitado só conseguiu emprego como faxineiro. Lá atrás? Isso mesmo!!! Ernest Borgnine!!!O sonho de Vincent sempre foi ir ao espaço e ele faria de tudo para conquistar o seu sonho. Mas, para isso, ele teria que falsificar sua identidade e, mais do que isso, seu próprio corpo. Ele teve acesso a uma espécie de falsificador (interpretado por Tony Shalhoub, o detetive Monk da série de tv) que lhe apresentou ao válido Jerome Eugene Morrow (interpretado por Jude Law). Jerome ficou paraplégico ao sofrer um acidente de carro e, inutilizado, só aceitava ser chamado de Eugene, numa fina ironia. O trato seria o seguinte: Vincent assumiria a identidade de Jerome para ser considerado válido e obteria um posto de maior importância em Gattaca. Como os critérios de identificação eram muito severos, onde testes genéticos de sangue, urina, pêlos de cabelos e pedaços de unha eram feitos, Jerome proveria Vincent de amostras de seu corpo que o falso válido usaria nas várias identificações de rotina. Em troca disso tudo, o falsificador e Jerome receberiam uma parte do salário de Vincent. O plano estava correndo muito bem, até que o diretor do programa espacial é assassinado e a polícia começa uma investigação, colocando em risco a identidade falsa de Vincent. Para sair desse rolo, o falso válido contará com a ajuda da válida e belíssima Irene Cassini (interpretada pela igualmente belíssima Uma Thurman).

Respondido por EstudanteNomade
2

Resposta:

Explicação:

A partir do momento que seleciona as características que o bebê vai ter, isso dá margem ao racismo e outros preconceitos. Um exemplo claro e real sobre essa questão é a eugenia nazista, a ideia de criar uma raça "pura" e padronizada.

Perguntas interessantes