qual organismo oportunista pode atacar os pulmões de uma pessoa com sistema imunológico debilitado após a luta contra o coronavirus
Soluções para a tarefa
Resposta:
Comunicar erro
Como o vírus ataca os pulmões e como o corpo humano reage
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ocoronavírus Sars-Cov-2 pode provocar grandes danos ao sistema respiratório e aos pulmões de pacientes infectados. Em casos mais graves da Covid-19, a síndrome respiratória pode levar a morte. Não há ainda um tratamento para a doença, mas o corpo humano tem mecanismos próprios para lutar contra a infecção.
Em quatro reportagens, o G1 mostra como o corpo se defende do vírus, o que se espera dos remédios no futuro, o que os testes já podem fazer e as perspectivas sobre as vacinas.
Nesta reportagem sobre a reação do corpo humano ao vírus, você verá:
- Como o coronavírus entra no corpo?
- O coronavírus pode dar dor de garganta?
- Como o coronavírus ataca as células?
- Como o coronavírus age nos pulmões?
- O coronavírus pode se espalhar pelo corpo todo?
- Como o corpo combate o coronavírus?
- Todos reagem da mesma forma ao vírus?
- O coronavírus pode causar danos permanentes?
Especialistas ouvidos pelo G1 explicam que o caminho percorrido pelo vírus faz com que muitas vezes ele se acumule nos pulmões causando uma pneumonia que pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave. Além disso, contam como o corpo reage ao vírus e quais mecanismos são acionados para enfrentar a doença.
1. Como o coronavírus entra no corpo?
O vírus Sars-Cov-2 entra no corpo humano através do contato com fluidos corporais de outras pessoas. A forma mais comum dessa transmissão é a partir de pequenas gotículas de saliva que vão de um paciente infectado para outro sadio.
De acordo com pneumologista do HCor Fernando Didier, o coronavírus entra no corpo humano normalmente pelas vias aéreas. As gotículas carregando o vírus entram pelo nariz ou boca e se multiplicam até "estacionar" nos pulmões.
"As células do epitélio respiratório (mucosas) estão sempre muito expostas, afinal, a gente respira e assim o ar vai para dentro com gotículas", explicou Didier ao G1. "Elas entram em contato com estas células que são muito vascularizadas e esse processo inteiro pode levar a disseminação do vírus pelo corpo."