ENEM, perguntado por fernandamara15, 8 meses atrás

Qual opinião dar sobre esse artigo em um debate?

Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio

efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

Como você pediu, eu vou dar a MINHA opinião.Entretanto,por favor, questione o que vou dizer,busque sua própria opinião,ouvindo e lendo visões contrárias as minhas,e tire suas próprias conclusões.

Ps.: a segunda parte n ficou muito clara p mim,então vou dissertar sobre o que eu entendi ser a pergunta.

Explicação:

Sim,em minha opinião todo ser humano tem o direito de receber remédios dos tribunais nacionais competentes,pois remédios são ferramentas de manutenção da vida e toda pessoa tem direito a vida e acho,inclusive, q a esmagadora maioria das pessoas concordam com isso. Entretanto,cabe a discussão se toda pessoa tem ou não o direito de optar pela utilização de remédios (e também deve-se incluir em remédios,pois está em alta,a utilização de vacinas) . Eu,pessoalmente, acho que toda pessoa deve ter o direito de livre opinião se a utilização de medicamentos deve ou não ser feita por elas (apesar de eu não incentivar ou aprovar esses conspiracionistas da anti-vacina) ,deve-se permitir o valor da individualidade.

Obviamente,aí temos um contraponto que deve ser sempre discutido: "Há situações onde o valor individual deva ser sobreposto pelo valor comunitário?"

A resposta para mim é bem clara: Em situações normais,não. Entretanto em casos atípicos (como ocorre hoje com o COVID-19) acho que o senso comunitário deve sim ser levado muito mais em consideração,de modo a igualar ou até mesmo superar o valor individualista. Porém,como tenho ideais mais liberais, (se você é politicamente atento,acho q já havia suspeitado rsrs) acho que esse senso comunitário não deve ser imposto de modo estatal,mas sim por meios sociais,isso é,pela própria sociedade (deve-se ter uma opressão moral/social e não legislativa - o estado deve,no máximo,fazer propagandas pró-vacinas e de conscientização,mas nunca impor ditatorialmente a utilização de remédios/vacinas) .

Essa é minha opinião :D

Espero que tenha ficado clara e que você não concorde ou discorde totalmente.


Usuário anônimo: Se alguém tem uma opinião muitooo diferente da minha,por favor, coloque aqui p que quem perguntou tenha duas visões opostas
Perguntas interessantes