Qual opção apresenta a melhor explicação para o embargo econômico dos Estados Unidos sobre Cuba?
A) O governo de Fidel assumiu o socialismo durante o período da Guerra Fria e os Estados Unidos defendiam o sistema capitalista.
B) O governo de Raul Castro firmou um acordo com o governo chinês, inimigo histórico dos Estados Unidos desde a guerra do Vietnã.
C) Após a primeira guerra mundial, o governo estadunidense mostrou seu plano de embargo econômico sobre Cuba como retaliação pelo apoio cubano ao exército italiano.
D) Após a segunda guerra mundial, o governo estadunidense mostrou ser completamente contrário ao presidente Fidel Castro por ele ter sido aliado do exército alemão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Na tarde desta quarta-feira (17/12), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na Casa Branca a retomada das relações diplomáticas com Cuba. O líder norte-americano classificou a política, que já durava mais de meio século, como “obsoleta”. Raúl Castro, presidente de Cuba, confirmou o reestabelecimento do diálogo e a “adoção de medidas mútuas para melhorar o clima bilateral”. O anúncio inicia um novo capítulo na tensa relação entre os dois países, que romperam relações econômicas em 1962.
El bloqueo
Durante décadas executado por decretos presidenciais, o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba consistiu em uma interdição comercial que, nos anos 1990, tornou-se lei. Depois da Revolução Cubana, movimento que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista, em 1959, as políticas econômicas de Cuba — em meio à Guerra Fria — deixaram os americanos alarmados. A reforma agrária e a nacionalização de indústrias apontavam para uma adesão cubana ao comunismo e preocupavam os Estados Unidos, que decretaram a imposição gradual de restrições comerciais sobre a ilha.