Filosofia, perguntado por Thestormcharge21, 9 meses atrás

Qual o verdadeiro poder dos deuses na Grécia Antiga?

Soluções para a tarefa

Respondido por Biel20201
3

Resposta:Eles fazem parte da história da humanidade, e justos ou castigadores, os deuses gregos contribuíram para explicar muitos fenómenos nos tempos antigos. Descubra nesta edição os mais poderosos seres da mitologia.

 

A mitologia grega tenta explica através das suas histórias e contos a origem do mundo e transmite alguns ensinamentos morais. Segundo as crenças, os deuses moravam no Monte Olimpo onde apenas havia o caos, onde eram dirigidos pelo deus do Tempo, Cronos. O seu filho, Zeus faz parte da geração de novos deuses e liderou uma revolução que dominou a Grécia durante a sua época clássica. Conheça os mais poderosos!

 

Zeus

Considerado o deus dos deuses, Zeus é o governante de Olimpo e o sexto filho de Cronos. Reza a lenda que tal como os seus irmãos, Zeus deveria ter sido comido pelo próprio pai, mas a sua mãe deu uma bebida envenenada ao marido e fê-lo vomitar Zeus e todos os seus irmãos. Juntos uniram-se contra Cronos e roubaram-lhe os poderes, os seus raios, vencendo-o numa batalha. Mais tarde, os raios eram o símbolo do poder de Zeus.

 

Palas Atena

Vista como a padroeira das artes domésticas, esta deusa concentrava em si o poder da guerra e a sabedoria. Segundo a história, Palas chegou ao mundo já adulta e nasceu da testa de Zeus, depois deste ter pedido a Hefesto, deus ferreiro, para lhe dar uma machadada quando teve uma forte dor de cabeça. Foi sob a proteção de Palas Atena que cresceu a cidade de Atenas. Foi considerada uma cidade nobre quando no seu solo nasceu a principal árvore da Grécia, a Oliveira.

 

Apolo

Filho de Zeus, Apolo é o deus do Sol, da música e da medicina. Concentra em si o poder da verdade e foi o fundador do oráculo dos Delfos, que aconselhava os gregos através da Pitonisa, sua sacerdotisa.

 

Ártemis

Irmã gémea de Ápolo, esta deusa foi considerada a virgem da Lua. Um dos seus grandes poderes estão associados aos seus dotes de caçadora e é ainda protetora das cidades, dos animais e das mulheres.

 

Afrodite

Considerada a deusa do amor, Afrodite era a mulher de Hefesto e amante de Ares, com quem teve muitos filhos (Fobos = Medo, Demos = Terror e Eros).

 

Hera

Casada com Zeus, Hera foi considerada a protetora dos casamentos, das mulheres casadas e das crianças. Ao mesmo tempo que era sua mulher, também era irmã de Zeus, portanto uma das filhas vomitadas por Cronos.  

 

Démeter

É a deusa das colheitas e aquela que fornecia os cereais e os frutos. Reza a lenda que quando a sua filha, Perséfone, se tornou mulher de Hades, deus do inferno, Démeter ficou furiosa e decidiu deixar de produzir alimentos para dar à terra. Zeus tentou encontrar uma solução para salvar o mundo e exigiu que Perséfone passa-se alguma parte do tempo ao lado da sua mãe, no Monte Olimpo, e a outra parte com o seu marido, no inferno. Démeter acalmou a sua raiva e passou de novo a dar as colheitas à terra.

 

Hermes

Este é um dos filhos de Zeus e mensageiro dos mortais. Hermes é protetor do gado, dos viajantes, dos oradores e dos escritores.

 

Poseidon

Foi Poseidon quem deu os cavalos aos humanos. É considerado o deus do mar e dos terramotos e sempre foi considerado traiçoeiro. Os gregos não confiavam nos caprichos do mar.

 

Dionísio

Também filho de Zeus com uma humana, Dionísio é o deus do vinho e da fertilidade. Foi alvo de ciúmes por parte de Hera, que matou a sua mãe, o que lhe transtornou o juízo. Na Terra vagueava sem um objetivo concreto. Simbolizava dessa forma a vida dissoluta.

 

Ares

Filho de Zeus e Hera, Ares é o deus da guerra. Detestado pelos seus pais pelas guerras que provocava, foi, no entanto, sempre protegido por Hades, que agradecia a confusão provocada por este deus. Cometeu o adultério com Afrodite, mulher de Hefesto, que os prendeu aos dois num rede fina. Os gregos respeitavam muito este deus, devido ao seu temperamento forte e agressivo.

 

Hefesto

Filho de Zeus e Hera, Hefesto foi o grande desgosto da sua mãe, por ser coxo. Hera lançou-o do Monte Olimpo e depois disso, acabou por se refugiar nas profundezas da terra, onde aprendeu o seu ofício, ferreiro. Foi das suas forjas que saiu a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses. Para si mesmo, construiu no Olimpo uma grandioso palácio de bronze e acabou por ser compensado pelo seu pai pela sua fidelidade. Zeus ofereceu-lhe a esposa, Afrodite, deusa da beleza.

Explicação:

Perguntas interessantes