Qual o valor numérico de x ao quadrado + 2x - 9 para x = - 3
Soluções para a tarefa
Olá!
para x = - 3.
- Apenas devemos substituir o x pelo número que se pede, no caso o - 3.
Agora, resolvemos a equação.
Agora que chegamos na expressão numérica 9 + 6 - 9, como o 9 e o - 9 são números opostos, a somas deles é igual a 0, pois:
Então eliminamos os opostos 9 e - 9 e sobra o 6.
Então o resultado da expressão numérica 3² + 2 × 3 - 9 = 6.
Bons estudos! :)
Resposta:
–6
Explicação passo-a-passo:
Transformando isso em uma expressão algébrica, ficamos com:
CAPÍTULO 1
X é de xá de sumiço
Resolver expressões algébricas pode parecer complicado, mas é bem mais fácil do que parece. A gente sabe que x e –3 são basicamente a mesma coisa nesse caso (x = –3). Então, a gente pode colocar um –3 no lugar de todos os x da expressão, fazendo o x tomar um chá de sumiço!
- Obs: Pra colocar um número negativo na conta, ele tem que ficar entre parênteses, se não ela não vai fazer sentido nenhum!
- Obs²: O 2 e o –3 aparecem multiplicando na expressão porque, quando tem um número e uma letra juntinhos (assim: 2x), isso quer dizer que um está multiplicando pelo outro (assim: 2x = 2 × x).
CAPÍTULO 2
É a potência!
Agora que não tem nenhuma letra, a gente pode calcular o resultado normalmente. Só tem um problema: a potência! É um número negativo! O que eu faço agora? Calma, calma! Vamos olhar para o expoente (o número pequenininho ali em cima, ou seja, o 2): ele é um número par. Então, o resultado vai ser negativo, porque menos com menos dá mais (–² = – × –).
Agora, colocando o 9 do resultado no lugar de –3 na conta, a gente fica com;
- Obs: Se o expoente fosse ímpar, como, por exemplo, 3, o resultado seria negativo, porque mais com menos dá menos.
CAPÍTULO 3
Para de ficar tão pra baixo
Ah não, números negativos de novo! Tudo bem, eles não mordem. Analisando com atenção (nem tanta), percebemos que é uma multiplicação: 2 × (–3). Sempre resolvemos multiplicações e divisões primeiro, então vamos lá.
Lembrando da regra dos sinais,
“O produto entre dois números de sinais diferentes é igual ao produto de seus valores absolutos com o sinal negativo.”
Em outras palavras, mais com menos dá menos. Opa, eu já ouvi isso antes!
Muito bem, colocando –6 no lugar de 2 × (–3), ficamos com isso:
- Obs: O sinal de mais não influencia no sinal do próximo número, então 9 – 6 – 9 é a mesma coisa.
- Obs²: Mas e se fosse um sinal de menos? Aí o sinal do próximo número iria mudar. Então, se a expressão fosse 9 – (–6) – 9, isso viraria 9 + 6 – 9.
CAPÍTULO FINAL
Agora vai, meu Deus do céu
A gente percebe que a expressão final (9 – 6 – 9) só tem subtrações. Então, a gente resolve cada uma delas, na ordem em que aparecem, da esquerda para a direita. Se você entendeu o que acabou de ler, então você sabe que temos que calcular 9 – 6 primeiro e você tá certo.
Colocando 3 no lugar de 9 – 6, sobra 3 – 9. Espera aí... 9 é maior do que 3! Como se tira 9 de três? Aqui a gente tem que usar a regra de sinais para a adição. Mas isso é uma subtração; como que a gente vai usar uma regra da adição numa subtração? Simples: transformando essa subtração numa adição. Agora você bugou minha mente, como é que eu vou fazer isso?
Lembra que eu disse que o sinal de mais não influencia no sinal do próximo número? A gente pode usar isso, só que ao contrário, pra colocar um + nessa conta:
Ótimo! Agora a gente tem uma adição. A regra diz que:
“A soma entre números de sinais diferentes é igual à diferença entre seus valores absolutos com o sinal do número de maior valor absoluto”
O valor absoluto de um número é basicamente o valor dele sem o sinal. Tirando o sinal de cada número, ou seja, extraindo o módulo deles, temos:
Ótimo. Agora, constatamos que 9 > 3. Então, o sinal do resultado vai ser negativo, porque o sinal do 9 era negativo. Calculando a diferença entre 3 e 9 e colocando o sinal negativo no resultado, chegamos à resposta:
Aprenda mais sobre expressões algébricas: https://brainly.com.br/tarefa/175138