Biologia, perguntado por juniortopp7, 1 ano atrás

Qual o valor econômico da biodiversidade?

Por favor me ajudem! É urgente e preciso de uma resposta completa! Por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por Thayna355
2


A biodiversidade

Ninguém pode questionar a importância e utilidade da biodiversidade. A cada dia a biodiversidade torna-se mais escassa, portanto, mais necessária para a sobrevivência do ser humano no planeta. Por isso mesmo, é imprescindível um programa de preservação em larga escala mundial.

Conceito – o valor econômico dos bens em geral

A Economia é a ciência que estuda a satisfação das ilimitadas necessidades frente aos escassos recursos. Bem econômico é todo bem ou serviço que permite satisfazer necessidades, individuais ou coletivas. A grandeza monetária do valor de um bem está diretamente relacionada com a sua escassez, procura ou necessidade. A biodiversidade pode ser caracterizada como um bem cada vez mais necessário e escasso e, portanto, dupla e progressivamente mais valioso.

O VALOR decorre do valor intrínseco de uso direto e do equilíbrio ambiental, preservação de espécies da flora e fauna em extinção, fornecimento de sementes, medicamentos, seqüestro de carbono, retenção de águas, manutenção do clima, paisagismo, etc. Tudo isso tem valor econômico.

Valoração econômica da Biodiversidade

É imperioso que cada ser humano no planeta assuma parte da responsabilidade pela preservação ambiental, tendo em mente, as gerações futuras. Esta responsabilidade somente será efetiva se acompanhada de mecanismos econômicos, consubstanciados em pagar o preço por esta preservação. Bilhões de dólares precisam ser investidos sistematicamente. O que tem valor precisa ser pago. É a lei da economia.

No momento em que a biodiversidade for avaliada pelo seu justo valor econômico, proporcional à utilidade, haverá um incremento e incentivo à preservação. Ninguém investirá recursos econômicos sem a equilibrada contrapartida, pois as decisões econômicas são tomadas levando em conta o custo-benefício. Um exemplo singelo pode ser observado no valor atribuído e hoje pago para a água, que chega a custar entre US$ 1,00 a US$ 4,00 por litro, muito mais do que o petróleo. E todos pagam.

Como pode alguém imaginar criar condições ou preservar o meio ambiente sem investir recursos financeiros compatíveis com o real valor? Como incentivar a aplicação de recursos financeiros sem a contrapartida de seu retorno e distribuição eqüitativa do custo entre os beneficiários? Qual a motivação para a preservação? Qual o incentivo, para a renúncia de uso, que beneficiará a muitos, se os beneficiários não arcarem com este custo?

É do site do Ibama, a transcrição a seguir: “A Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB reconhece que a biodiversidade possui valores econômicos sociais e ambientais.“.. o artigo 11 destaca a necessidade de utilizar instrumentos econômicos na gestão da conservação da biodiversidade”.

“Hoje, a maioria das decisões de políticas públicas se baseia em considerações econômicas”.

Segundo o MMA, ao se avaliar um recurso ambiental, deve-se considerar:

- valor de uso direto – implica no consumo imediato do bem
- valor de uso indireto – serviços de turismo,seqüestro carbono, pesquisa etc.
- valor de opção – uso direto e indireto no futuro
- valor de existência – questão cultural, ética, moral, conforto espiritual etc.
Perguntas interessantes