Qual o tratamento,prevenção,causas e sintomas da filariose
Soluções para a tarefa
Resposta:
Doença parasitária crônica causada por vermes nematóides (as filárias).
Explicação:
Causas
Transmissão
O ser humano é a fonte primária de infecção; o parasita é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).
Sintomas de Filariose
Na fase aguda podem aparecer fenômenos inflamatórios, entre eles inflamação dos vasos linfáticos e linfadenites, além de sintomas gerais, como febre, dor de cabeça, mal estar, entre outros. Mais tarde, por um período que pode levar meses ou anos, os pacientes podem apresentar inchaço de membros, e/ou mamas no caso das mulheres, e inchaço por retenção de líquido nos testículos no caso dos homens. Doenças infecciosas da pele são frequentes e presença de gordura na urina são outras possíveis manifestações. Pode ainda haver a evolução para formas graves e incapacitantes de elefantíase (aumento excessivo do tamanho de membros).
Tratamento de Filariose
O tratamento é feito com medicamentos, de acordo com as manifestações clínicas resultantes da infecção pelos vermes adultos e depende do tipo e grau de lesão que estes vermes provocaram e suas consequências clínicas.
Como se proteger
A prevenção da filariose deve ser feita através de medidas higiênicas e combate aos mosquitos transmissores da doença. Assim, algumas formas de prevenção incluem: Uso de mosquiteiros ou cortinas com inseticidas, que evitam o contado do mosquito com o homem. Borrifação de inseticidas em domicílio.