qual o tratamento dado ao trabalhador pelo modelo social-democrata e pelo modelo neoliberal???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Junto a esse novo modo de pensar, foi criado na Europa e nos Estados Unidos (com a independência norte-americana e o estabelecimento do republicanismo) um Estado liberal ou Estado de direito, que visava propiciar condições de crescimento econômico por meio do trabalho e do esforço individual.
Na visão liberal, o mercado deve regular-se por si mesmo, sem qualquer interferência do Estado. Uma visão crítica do liberalismo aponta, inclusive, que deve haver desemprego, pois com isso se cria o que chamam de exército de manutenção de trabalhadores (trabalhadores ociosos desesperados por uma vaga no mercado), e isso possibilita que o salário mantenha-se baixo e a economia cresça.
Explicação:
O modelo social-democrata prevê atendimentos públicos para os trabalhadores, leis fortes de proteção das partes vulneráveis no contrato de trabalho e maior protagonismo do Estado para proporcionar serviços públicos, como saúde, segurança social e educação.
Já no modelo neoliberal, as relações trabalhistas devem ser pautadas na negociação entre patrão e empregado, além de prevalecer a iniciativa privada em todos os setores, até mesmo segurança social.