Química, perguntado por luh8930, 9 meses atrás

Qual o trabalho do laboratório CERN para os modelos atômicos​

Soluções para a tarefa

Respondido por GabyNogueiraEstudos
1

Resposta:

Nos arredores de Genebra, na fronteira entre a Suíça e a França, uma enorme construção em forma de globo chama a atenção até mesmo do viajante mais desavisado. Com uma área de 200 hectares, equivalente a cerca de dez estádios do Maracanã, o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) é o maior laboratório de física do mundo. Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa organização, uma joint-venture formada por 21 países-membros, mas, para ler esta reportagem, está fazendo uso de um dos projetos desenvolvidos por lá: a internet.

Com 60 anos de história, o CERN ficou em evidência nos últimos anos depois da confirmação da existência do Bóson de Higgs, ou “Partícula de Deus”, ocorrida em julho de 2012. A descoberta, considerada a peça que faltava na atual teoria da física de partículas, foi feita no maior experimento do laboratório, o acelerador de partículas LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla em inglês).

Construído com investimento de R$ 15 bilhões, o LHC é um túnel circular de 27 quilômetros de comprimento e tem quatro detectores de partículas principais (Atlas, Alice, CMS e LHCb). “No LHC, as partículas são submetidas a experiências com as mais extremas energias e densidades que podem ser criadas dentro de um laboratório. São densidades comparáveis às registradas alguns microssegundos após o Big Bang. É difícil dizer de onde sairá a próxima grande descoberta, mas a história recente tem nos mostrado que as maiores potencialidades de descoberta se dão quando forçamos os limites da energia. É por isso que o CERN dá tanta atenção ao LHC, onde encontramos o Bóson de Higgs usando apenas um terço da capacidade de armazenamento de dados”, afirma Urs Wiedeman, físico teórico sênior do CERN.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes