Qual o título do poema que segue e quem é o poeta que o escreveu? O poeta é um fingidor Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que leem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração.
O fingidor, Fernando Pessoa
Autopsicografia, Carlos Drummond de Andrade
Autopsicografia, Fernando Pessoa
Soluções para a tarefa
Resposta:
C)Autopsicografia, Fernando Pessoa
Explicação:
O poema é Autopsicografia, de Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa viveu de 1888 a 1935 e foi um dos poetas portugueses mais importantes de todos os tempos.
Ele é particularmente conhecido por seus heterônimos, personalidades literárias que tinham estilos e formas diferentes de escrita, como se fossem pessoas diferentes, mas todas Fernando Pessoa.
O poema Autopsicografia fala justamente desse processo de criação literária. Para o autor, o poeta é alguém que finge, a escrita seria principalmente inventada a partir do fingimento.
A primeira estrofe descreve esse processo: há duas dores, a real que ele sente, e a fingida, sobre a qual ele escreve.
Elas nunca são iguais, pois a poesia é sempre língua, nunca realidade. E isso é muito importante, pois permite ao autor falar sobre tudo o que ele queira, não só os sentimentos ou situações reais. Dessa forma, Fernando Pessoa criou diversos personagens e mundos, todos reais na poesia.
Na imagem, vemos uma pintura de Pessoa criada por seu amigo Almada Negreiros.
Leia mais sobre Pessoa e seus heterônimos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34097380