Qual o tema central do texto? 2— Qual é o gênero desse texto? 3 — Quem publicou o texto? 4 — Qual a data de publicação do texto? 5 — Qual o suporte de circulação do texto? Em qual seção? 6 — De acordo com o texto, escreva em números: Meninas que nunca frequentarão a escola Meninos que nunca frequentarão a escola Total de crianças, adolescentes e jovens que estavam fora da escola em 2018 Total de crianças, adolescentes e jovens que estarão fora da escola em 2030, segundo previsão 7 — O que esses números e o trecho “We must therefore continue to centre our actions on girls’ and women’s education ...” nos revelam em relação aos estudos de pessoas do gênero masculino e feminino? Em sua opinião, por que ainda há essa diferença? 8 — Escreva em números, de acordo com o texto: Total de alunos fora da escola na idade de 6 a 11 anos em países ricos Total de alunos fora da escola na idade de 6 a 11 anos em países pobres Total de alunos fora da escola na idade de 15 a 17 anos em países ricos Total de alunos fora da escola na idade de 15 a 17 anos em países pobres 9 — O que as diferenças entre os países mais ricos e os mais pobres mostram em relação aos alunos de 6 a 11 anos e em relação aos alunos de 15 a 17 anos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 ) O tema central do texto é nos mostrar sobre a evasão escolar , que atinge em menor proporção os países desenvolvidos , e numa maior quantidade em países em desenvolvimento. O texto também faz uma comparação em relação ao número de meninas e meninos que saem da escola durante o ensino infantil ou médio , sendo que em relação às meninas há uma maior evasão escolar .
2 ) É uma notícia , já que essa informa um fato considerado, por um determinado grupo de pessoas, relevante para o conhecimento geral da sociedade, para gerar clareza num determinado assunto. Por isso, merecem publicação. Como todo material informativo, fornece sempre a verdade da maneira mais imparcial e obejtiva possível. A notícia é de gênero JORNALÍSTICO.
3 ) Un News( Perspectiva global histórica humana) publicou o texto .
4 ) O texto foi publicado em 3 de setembro de 2019.
5 ) Ela foi publicada na seção Cultura e Educação.
6 ) a) Meninas que nunca frequentarão a escola :
nove milhões ;
b) Meninos que nunca frequentarão a escola :
três milhões ;
c) Total de crianças, adolescentes e jovens que estavam fora da escola em 2018:
258 milhões de crianças ;
d) Total de crianças, adolescentes e jovens que estarão fora da escola em 2030, segundo previsão:
Uma em cada seis crianças não estará frequentando o ensino fundamental e médio, e apenas seis em cada dez jovens concluirão o ensino médio.
7 ) Percebe-se que há uma maior evasão do gênero feminino nas escolas maior em relação ao gênero masculino . Isso ocorre pois muitas das meninas têm papéis importantes nos afazeres familiares e domésticos em países em desenvolvimento , já os meninos têm o dever de auxiliar na obtenção de recursos para a família. Além disso , a gravidez pode ser um dos indícios da evasão escolar feminina no ensino médio , de acordo com dados do Instituto Unibanco . Outros fatores também o ocasionam , tais como : por motivos religiosos de sociedades orientais , o patriarcalismo , o trabalho infantil feminino para aumentar a renda nas famílias que não possuem recursos disponíveis, disparidade de gênero, casamento infantil e principalmente , a exploração feminina.
8 ) De acordo com número da UIS ( Instituto de Estatística da unesco), 19% das crianças de 6 a 11 anos em países de baixa renda estão fora da escola , em comparação com apenas 2% nos Estados de alta renda . E a diferença aumenta ainda mais para crianças mais velhas e jovens , onde cerca de 61% dos jovens de 16 e 17 anos estão fora da escola em países de baixa renda salarial , em comparação com 8 % nos países desenvolvidos.
9 ) Estes dados demonstram a necessidade premente de esforços renovados e dados confiáveis para monitorar o progresso no acesso, conclusão e qualidade da educação para cumprir a meta de educação de qualidade para todos. Percebe -se que a evasão escolar se dá principalmente na faixa etária jovem ( entre 15 e 17 anos ) . Deste modo , faz-se necessário políticas públicas para incluir estes alunos novamente nas escolas , por meio de reforços escolares , ajuda governamental a estas famílias de baixa renda , além de apoio emocional a estes jovens que passam por dificuldades desde a infância . É preciso uma mudança nos sistemas de educação do ensino médio para que não ocorra esta saída dos alunos jovens nas escolas, assim como estudar e analisar os motivos para tal evasão , para que se possa controlá-lo, já que nestes países periféricos há raríssimos investimentos na infraestrutura da educação.
Explicação: