Filosofia, perguntado por It3lo, 10 meses atrás

qual o sucesso do diálogo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Diálogo foi o método apresentado por Sócrates articulado a dois momentos: o irônico e a maiêutica. Ironia significa simulação: Sócrates assumia o papel de um humilde, a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas até ver o adversário em evidente contradição e, constrangê-lo à confissão humilhante de sua ignorância.  

A maiêutica, processo memorial da profissão materna que facilita a parturição das idéias: Sócrates, tratando-se de um discípulo, aumentava as perguntas, direcionadas neste momento à finalidade de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito, uma definição geral do objeto em questão.

Sócrates fez uso destes recursos dialógicos, para expor as alegações de retóricos e debatedores profissionais que alegavam sabedoria superior. Homens que se julgavam superiores, não pretendiam cooperar com a busca da verdade, então Sócrates combatia com eles com suas próprias armas e desta forma convencer seus jovens admiradores de que a astúcia verbal não é sabedoria.  

Quando Sócrates falava com os jovens ele começava confundindo-os para que pudesse ver quão pouco eles realmente sabiam e se preparassem para buscar a verdade em sua companhia. Uma vez iniciada a verdadeira busca ele sempre convidava outras pessoas para o diálogo como uma companhia e aliada, não como um opositor. Sócrates, dizia ainda, que não sabia nada que pudesse ser ensinado a qualquer outra pessoa. Ao mesmo tempo ele declarava que a perfeição humana encontrava-se no conhecimento do bem e do mal.  

O sucesso do diálogo se encontra portanto, no lema em que Sócrates ditou toda a sua vida de sábio: “Conhece-te a ti mesmo”. O objetivo de todas as suas especulações era o perfeito conhecimento do homem. Ensinar o homem a cuidar de sua própria alma seria a principal tarefa a ser desempenhada por ele, Sócrates, e por todos os filósofos autênticos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes