História, perguntado por Rafaaelaa4704, 10 meses atrás

Qual o significado econômico do escravo para o senhor de engenho? Por que os senhores de engenho têm tanto poder na sociedade colonial?

Soluções para a tarefa

Respondido por brennopereirah1
172
ter escravos era sinal de poder, quanto mais terra e escravo você tinha, mais poderoso você era, essa ideologia foi levada até o dia que qualquer um tinha um escravo(até os mais pobres).
Respondido por Isagreguin
57

Resposta:

(EFOA) No livro Cultura e Opulência do Brasil, o jesuíta Antonil descreveu o funcionamento da economia  e da sociedade coloniais em inícios do século XVIII. No livro o autor afirmava que, em tal sociedade, o  escravo representava “as mãos e os pés do senhor de engenho”. Afirmava também que ser senhor de  engenho era posição desejada por todos, pois significava ser “servido e respeitado”. A partir destas  informações, responda:

a) Qual o significado econômico do escravo para o senhor de engenho?

Para o senhor de engenho a compra de escravos significava um gasto de dinheiro considerável e, portanto, não desejava perdê-los, qualquer que fosse o motivo: fuga ou morte, inutilização, por algum acidente ou por castigos aplicados pelos feitores.

b) Por que os senhores de engenho têm tanto poder na sociedade colonial?

A maioria dos senhores de engenho da época eram extremamente ricos e tinham muitos escravos, o poder na época era definido em partes pela quantidade de escravos que você tinha. Esses senhores de engenho eram muito relacionados à nobreza e até mesmo à família real. Muitos tinham até títulos de Barão ou de Marquês.

Perguntas interessantes