Qual o significado do beijo no rosto para os judeus do tempo de jesus
Soluções para a tarefa
Resposta:
A palavra “ósculo” significa “beijo” e na Bíblia traduz termos originais no hebraico e no grego. No Antigo Testamento, “ósculo” é o termo usado para traduzir o hebraico nashaq, que no sentido de cumprimento, significa “beijar” ou “tocar gentilmente”. Já no Novo Testamento a palavra “ósculo” traduz o grego philema que também significa “beijo”.
O significado do ósculo nos tempos bíblicos
No Oriente era comum que as pessoas fizessem uso do duplo ósculo em suas saudações ou despedidas – quando cada lado da face era beijado rapidamente. Esse costume era adotado especialmente pelos judeus. Ainda hoje o costume de beijar a face do outro é utilizado pelos homens em várias partes do mundo, sobre tudo, nos países orientais.
No Antigo Testamento existem várias passagens que fazem referência ao ósculo. Por exemplo: quando Jacó chegou à casa de Labão, ele foi saudado com um ósculo (Gênesis 29:13). O profeta Samuel também saudou Saul com um ósculo após ungi-lo rei de Israel (1 Samuel 10:1). No contexto dessa passagem, o ósculo foi um sinal de reconhecimento à autoridade do rei que havia acabado de ser ungido.
Assim como no Antigo Testamento, existem diversas passagens neotestamentárias onde o ósculo é descrito em pelo menos três aspectos diferentes. São eles: 1) como uma expressão de afeição; 2) como um beijo enganoso; e 3) como um costume entre os membros da comunidade cristã.
No Evangelho de Lucas lemos o relato sobre a pecadora que ungiu os pés de Jesus na casa de Simão durante um jantar (Lucas 7:36-50). Por causa da maneira com que o fariseu julgou aquela mulher, Jesus lhe disse: “Você não me saudou com um ósculo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar meus pés” (Lucas 7:45). Nesse caso, o ósculo está sendo usado como um claro sinal de afeição. O fariseu poderia alegar ter afeição por Jesus, mas não demonstrou isso de uma forma prática.
No episódio em que Jesus estava orando no Getsêmani e foi traído por Judas Iscariotes, o ósculo foi o sinal utilizado pelo discípulo traidor para identificá-lo (Mateus 26:47-49; Marcos 14:44,45; Lucas 22:47,48). A Bíblia registra que Jesus perguntou a Judas: “É com um beijo que você trai o filho do homem?” (Lucas 22:48).
Essa passagem mostra que mesmo o ósculo sendo um sinal visível que expressa o amor, nem sempre ele é usado com essa finalidade. Isso significa que o ósculo nem sempre é sincero! Nos lábios de Judas Iscariotes uma saudação que indicava respeito, amizade e afeto, foi utilizada de forma irônica e terrível.
espero ter ajudado.
Na bíblia o beijo também é conhecido como "ósculo", e para os judeus, o ato de cumprimentar alguém com um beijo seria uma expressão de amor, amizade ou respeito. Assim, a prática de beijar acabou transformando-se em uma forma de demonstrar o amor fraternal entre os cristãos.
O Povo Judeu
Este povo foi expulso de suas terras após o Império Romano invadir e destruir Jerusalém, ocasionando à Diáspora no século II.
A fé judaica acredita que a região da Palestina é a terra que Deus prometeu ao patriarca dos judeus, Abraão, assim ocorre um antigo e forte conflito pela região.
Confira mais informações sobre judeus aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17149455
#SPJ2