Filosofia, perguntado por TeehLimaMoura, 11 meses atrás

Qual o significado de Logos, Kosmos, Phisys e arché, respectivamente?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunalenna
63

Physis significa, no contexto dos primeiros filósofos, o conjunto de todas as coisas naturais que existem . A palavra também significa origem. Como os gregos da época consideravam que tudo o que existe é natural, a physis significa o conjunto de todas as coisas, e “o problema da physis” é a pergunta sobre a origem e a constituição de todas as coisas que existem.

Cosmos significa ordem, organização, e é utilizado no contexto dos primeiros filósofos para designar a ordem que existe na physis. Cosmos é o contrário de caos. Os primeiros a usar a palavra cosmos como sinônimo de universo foram os membros da Confraria Pitagórica.

Arché significa a fonte, a origem e a raiz de todas as coisas da physis, de onde as coisas vêm e para onde vão. Além disso, pode ser compreendida como o princípio de uma coisa, que, embora intangível e indemonstrável, provê as condições de possibilidade da coisa.

Logos significa a razão, a linguagem, a palavra. Logos designa a razão humana, o pensamento que busca compreender a physis; mas, pelo menos a partir de Heráclito, logos também pode ser interpretado como a razão universal, fixa e imutável que ordena e organiza todas as coisas particulares e transitórias; o logos, neste sentido, é um princípio.

Respondido por larissamagrani
4

Para os filósofos pré-socráticos, "Lógos" significa "palavra, discurso, linguagem"; "Kosmos", "Universo"; "Phisys" significa "natureza" e "Arché", "princípio".

Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se com a origem do Universo e como a natureza foi criada. Assim, de modo científico, debruçavam-se a observar o cosmos e refletiam acerca do princípio de todas as coisas.

Com isso, os filósofos pré-socráticos são denominados de "filósofos da natureza", pois utilizam sua racionalidade para pensar sobre a arché (princípio) e a physis (natureza).

Seus principais fundadores são: Tales de Mileto, que concebia que tudo vinha da água; Anaximandro, que afirmava o ápeiron, ou seja, o indeterminado; Anaxímenes, o ar; Pitágoras, o princípio era os números, Heráclito, que dizia que era o fogo.

Link: brainly.com.br/tarefa/19367549

Anexos:
Perguntas interessantes