Qual o seu papel como cidadão e profissional para que o SUS possa melhorar em sua funcionalidade de gestão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cidadão deve:
1.Ser informado, ativo, exigente e participativo.
2.Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.
3.Ser exigente quanto ao papel do Estado e compreender que só tem a ganhar com um Estado forte e independente, menos asfixiante e mais subsidiário, com melhor qualidade de serviço e mais eficiente.
4.Ter a consciência plena de que os custos do Estado também são seus.
5.Querer que a sociedade seja uma sociedade de oportunidades, mais aberta e flexível, para seu benefício próprio e dos seus descendentes.
6.Assumir os seus deveres, os deveres fiscais, os preservação de uma sã concorrência nos mercados, passando pelos deveres já referidos de participação democrática.
7.Se responsabilizar por si próprio, pela sua formação e desenvolvimento de competências, por todos os atos e atitudes que vai tomando ao longo da vida.
8.Evitar estar à espera do Estado, ou de outra organização qualquer, para resolver os seus problemas ou para ver correspondidos todos os seus desejos.
Não faz sentido que um cidadão esteja sempre a queixar-se ou a reivindicar permanentemente benefícios para si a serem pagos ou disponibilizados por outros.
A aposta do cidadão deve ser na sua valorização de forma a ter mais oportunidades e a não depender materialmente de ninguém em particular.
9.Evitar ficar agarrado a uma função ou a um emprego, não só porque tal não é sustentável, nem possível no enquadramento atual, podendo ter um custo para outros, como acabará por não lhe garantir um maior retorno em médio prazo em termos da sua realização profissional e felicidade.
10.Exigir respeito á sociedade e ao coletivo fazendo a sua parte sem onerar a sociedade, mas antes contribuindo de forma ativa para a sua dinâmica, criação de valor e qualidade, por forma a que mais riqueza (material e não só) possa ser criada em benefício de todos.