qual o sentido da vida
Soluções para a tarefa
Aristóteles diz que tanto as pessoas mais sábias quanto as pessoas menos doutas concordam que toda a ação humana tem como objetivo alcançar a felicidade. Se faz parte da natureza humana o desejo de ser feliz, o fim mais elevado não poderia ser outro e, por isso, há esse consenso.
Para Durkheim
“O suicídio é um descontentamento, uma desconstrução do indivíduo que não consegue buscar sentido na vida, o que pode ser interpretado como algo que o motive ou traga encantamento”.
Para Popper o sentido da vida, longe de um significado furtivo que podemos (ou não) conhecer na própria vida, é algo que nós próprios podemos oferecer à ela. Conferimos sentido à nossa existência através de nossas ações, de nosso comportamento e de nossa atitude perante a vida, os outros e perante o mundo. Somos protagonistas, assim, em definir tal sentido.
Para Nietzsche, o Sentido da Vida virá pela experimentação da realidade em suas diferentes possibilidades, seja por uma revolução cultural, pela criação de si como “super-homem” ou, ainda, como simples aceitação do próprio destino.
O fato é que com sentido ou não, iremos morrer!