História, perguntado por ana2733, 1 ano atrás

qual o real interesse da aprovação da lei áurea?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaseduardopc
2
Quando a lei áurea foi assinada, apenas 5% da população negra ainda era escrava. A maioria, nesses tempos já estavam refugiados em comunidades quilombolas, que também não eram como os livros da escola te disseram, mas essa não é a pergunta.
Em 1850, foi criada a 'Lei da Terra', que dizia que nenhuma terra do território brasileiro seria ocupada gratuitamente, a partir de então, só poderia ser comprada. Milhares de trabalhadores livres, que não tinham condições para comprar terrenos, iam morar, e trabalhar para senhores feudais, começando aos poucos a substituir os escravos. (Imigrantes europeus estavam salvos dessa lei, o que explica o aumento das migrações na época)
Em 1864, teve início a guerra do Paraguai, onde pela primeira vez, negros entraram em guerra pelo nosso país. Todos os negros estavam intimados a participar, e caso um fazendeiro quisesse, poderia enviar de 5 a 10 negros para a guerra no lugar de seu filho. 2/3 da população negra do país, nunca voltou...
O Brasil, teve sua industrialização muito tardia, apenas a partir de 1880. Matéria-prima não era problema, e também havia muitos negros por aqui.
O governo optou por trazer estrangeiros brancos, de muito longe, custeando viajem e estadia, ainda por cima pagando mais caro pelo serviço. Por quê?
Com tudo isso, percebe-se que o governo tinha interesse num branqueamento da população, assim tudo faz sentido não?
Agora que o a população negra brasileira era baixa, eles não tinham conhecimento de guerra, não poderiam trabalhar, nem reproduzir com brancos (Costume normal da época), em pouco tempo o Brasil seria um país branco.
No final, a lei áurea foi apenas um documento definitivo, que tentava mostrar para o mundo que o Brasil não precisava mais dos negros, o que nunca se concretizou de verdade.

Espero ter ajudado e bons estudos!

 


ana2733: obg!
Perguntas interessantes