Qual o quadro social observado no Maranhão da primeira metade do século XIX, antes da deflagração da Balaiada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nessa época, a economia algodoeira maranhense entrou em decadência quando a produção dos Estados Unidos se normalizou com o fim da guerra da independência, retomando o fornecimento para a Inglaterra e ao mesmo tempo sendo feroz concorrente do algodão maranhense.
A profunda crise econômica e o quadro de miséria do sertanejo, dos artesões e dos negros escravos explicaram os rumos tomados pela Balaiada.
*espero ter ajudado
O quadro social do estado do Maranhão, na metade do século XIX, teve influência do fim da guerra da independência nos Estados Unidos. Nesse período, a produção estadunidense se normalizou, fazendo com que a economia algodoeira maranhense entrasse em plena decadência. Isso explica porque os populares e escravos entraram em cena com a Balaiada.
Quadro social observado no Maranhão
Na primeira metade do século XIX, os Estados Unidos conseguiram a normalização retomando o fornecimento para a Inglaterra, desse modo, se tornaram um concorrente muito forte do algodão maranhense.
Movidos pela severa crise econômica gerada e uma situação de miséria passada pelos artesões, escravos negros e os sertanejos, estes passaram a ser responsáveis pelas direções tomadas pela chamada a Balaiada.
Conheça mais sobre a balaiada em: https://brainly.com.br/tarefa/10999488
#SPJ2