qual o princípio básico para se identificar constelações
Soluções para a tarefa
Resposta:
O princípio básico é a ligação das estrelas por traços imaginários que formam imagens no céu: uma cruz, um escorpião, um leão… As mesmas configurações podem ser reconhecidas em qualquer lugar do Brasil, mas nem todos veem o céu da mesma maneira.
Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses. O conceito de constelação surgiu durante a Pré-História, quando as pessoas as usavam para descrever suas crenças ou mitologia, por isso, diferentes civilizações adotaram, ao longo da história, as suas próprias constelações.
As constelações também desempenharam importante papel durante as navegações, pois eram usadas como orientação, além disso, a palavra constelação tem origem no latim constelattio, cujo significado é agrupamento de estrelas.
São reconhecidas no Ocidente são as 48 que foram adotadas pelos gregos, em razão do trabalho do astrônomo Claudio Ptolomeu, no importante tratado Almagesto, um dos mais importantes marcos nos estudos da Astronomia.
Desde então, adições foram feitas e algumas constelações mudaram de tamanho, até que no começo do século XX, em 1922, a União Astronômica Internacional (UAI) estabeleceu o conceito astronômico sobre o que são constelações e, por fim, reconheceu e oficializou a nomenclatura de 88 constelações para fins de estudo científico.