Qual o princípio básico da principal regra da razão que da corpo e veracidade ao conhecimento, tanto filosófico quanto científico?
Que ideia Descartes faz de Deus?
qual o significado e importância do termo ´´ cogito ergo sum ´´?
Em qual período histórico o Racionalismo surgiu?
Defina Racionalismo:
alguém pode me ajudar por favor
por favor bota resposta pequena, pq isso vai esta na minha prova ai eu não vou conseguir decorar tudo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Vamos lá! Não acredito que dê para resumir as respostas a tal ponto. Descartes é bastante complexo!
Mas não grave, tente entender a aprender.
1) No olhar de René Descartes, tudo o que você pode por em dúvida você deve considerar falso. Mesmo que seja verossímil ( que pareça verdade ), você não pode tomar como verdade. Para saber se algo é genuinamente verdadeiro você deve certificar-se de que você não pudesse por de maneira alguma em dúvida, já que ela se mostra tão clara e verdadeira. E se caso for duvidosa, não inclua como verdade em seus pensamentos.
2) ''Cogito ergo sum'' dito por Descartes, que significa : Duvido, logo penso, logo existo.
Descartes ao dizer essa frase queria mostrar que:
Supondo que tudo isso é irreal, que tudo é um sonho, uma matrix, que nada existe de verdade, ele ainda pensa, se ele pensa ele pode duvidar, para ele duvidar ele precisa existir. Não há como algo que não existe poder se questionar sobre sua própria existência!
3) O Racionalismo tem início na idade Moderna.
4) O Racionalismo é o movimento que dizia que o conhecimento não vem da sua experiência de vida (empirismo), e sim da sua própria razão e seu o exercício ao raciocínio lógico! Ou seja, você já nasce com ideias de nascença postas em você por um suposto Deus! E para desenvolver o conhecimento você precisa alcançá-lo pela razão, usando o raciocínio lógico, e não pela experiência de vida.
ideia de Deus :
Descartes crê na existência de Deus. Ele prova a sua existência questionando-se como nós, meros humanos, imperfeitos e limitados, temos em nossa mente a ideia da perfeição e do infinito, se nunca vimos em lugar algum algo infinito e perfeito? Descartes pressupõe que tudo o que somos capazes de pensar já existe! Você pode se perguntar o seguinte agora: Ah, mas eu posso imaginar um unicórnio, e nem por isso ele existe. É aí que está, o unicornio não existe, mas as partes deles existem, um chifre existe, um cavalo branco existe, e asas existes, mesmo que não existam em conjunto como em um unicórnio! Ou seja, as coisas que compoem tudo o que você pode imaginar na verdade existem na vida real, e se nós temos a ideia de infinito e perfeição, ela deve, portanto existir, então o unico ser que pode deter essas qualidades é o que chamamos de Deus. Por isso ele existe!
Vou até lhe propor um desafio, tente imaginar uma cor que já não exista, tente emitir um som na boca que ninguém já tenha feito, tente imaginar um novo som de uma letra, não consegue, né? KKKKKKK porque não existem.