Qual o principal motivo de o Marquês
do método educacional dos jesuítas?
A influência que sofreu do pensamento ilu
Pombal discordava do sistema educaciona
Na época em que atuava como primeiro m
O
da ordem.
Os jesuítas pressionaram o governo portug
Soluções para a tarefa
Resposta:
O estudo da história da educação é algo indispensável ao conhecimento contemporâneo. A educação brasileira é composta por diversas histórias nas quais, podemos observar que marcam profundamente a época que foram construídas.
Com a chegada do navegador Pedro Alvares Cabral e seus tripulantes ao solo brasileiro, umas das primeiras ações foi realizar uma missa que comemorava a chegada em novas terras. Dessa forma nos faz perceber que além do caráter econômico dos europeus, também tinham uma forte fervor religioso católico. Assim Portugal trouxe membros da ordem de Jesus que teriam por obrigação ampliar o número de fiéis no Novo Mundo.
Com as atividades educativas dos padres jesuítas, podem ser considerados os responsáveis pela implementação da educação formal na sociedade brasileira. No entanto, não podemos afirmar que foram os jesuítas os primeiros a efetuarem processos educativos no Brasil, pois até mesmo antes da chegada dos portugueses já existia uma população ameríndia que possuía suas próprias ações educativas, portanto, um tipo de educação. Mas que logo viria ser, superada por esta.
Assim, quando falamos da educação brasileira e, entendendo essa educação como um fenômeno abrangente, é preciso reconhecer o fato que as práticas educativas no Brasil não passam a existir como uma função de presença dos portugueses, mas sim dos jesuítas.
Os padres jesuítas foram os primeiros professores do Brasil se a abordagem recair na chamada educação formal – escolarizada. Se consideramos que antes do chamado descobrimento aqui viviam outras pessoas, uma população ameríndia e, se consideramos que o conceito de educação remete – nós a uma abrangência incalculável; teremos necessariamente que considerar que antes da chegada da Companhia de Jesus, existiam aqui outras educações, portanto, outras histórias da educação (ROSÁRIO E SILVA, In:www.ufpi.br)
Com a chegada dos padres Jesuítas ao Brasil por volta de 1549 com a expedição chefiada por Tomé de Souza. A presença dos integrantes da Companhia de Jesus, se constituiu como uma reação ao crescimento das ideias luteranas da época. Tendo como objetivo combate ás críticas reformistas e a grande expansão do protestantismo. Assim podemos considerar que a Companhia de Jesus se empenhou na busca pela manutenção da hegemonia da Igreja Católica, onde os padres jesuítas buscavam dar coerência de um mundo defendido pela Igreja Católica Romana.
Os Jesuítas tiveram como alvo inicial de sua pedagogia os indígenas. Onde tinham como interesse “guiar” os nativos à fé, à moral e aos costumes europeus católicos. Não demorou muito pra que as Missões se constituíssem como um espaço privilegiado dos padres pra sua obra catequética. Onde ensinavam os nativos a ler, a escrever e contar tanto no latim (língua sagrada) como no português, além de usar o teatro como forma de evangelização e desconstrução da cultura local e posterior substituindo por valores cristãos. O projeto pedagógico e sistema de ensino atravessava toda a vida do nativo, desde a infância até a idade adulta. Para o historiador Leonel França (1952), o Ratio studiorum procurou lapida certos comportamentos humanos para torna – lós civilizados e domesticados.
O Ratio studiorum não era um tratado sistematizado de pedagogia, mas sim uma coletânea de regras e prescrições práticas e minuciosas a serem seguidas pelos padres jesuítas em suas aulas. Portanto, era um manual prático e sistematizado que apresentava ao professor a metodologia de ensino a ser utilizada em suas aulas (Neto e Marciel,2008, 180).
Assim o alvo primordial seriam os índios, que desde as primeiras anotações feitas por Pero Vaz de Caminha era considerados um povo inocentes que iriam entender e se converterem sem nenhum problemas.