Ed. Física, perguntado por kawanearamost3112, 10 meses atrás

qual o primeiro surfista homem e qual a primeira surfista mulher, brasileiros a se destacarem, e em que ano isso aconteceu respectivamente para cada um deles?

Soluções para a tarefa

Respondido por Nicoly25com
1

Resposta:

Primeira mulher surfista: Kelea

Kelea, surfista do século XV

Um notável wahine (mulher) surfista foi Kelea , irmã de Kawao, rei de Maui, que por volta de 1445 dC.

❝ Nenhum esporte era para ela tão atraente como uma batalha com as ondas. ❞ (Kalākaua)

Ela adorava a água, possivelmente porque ela podia ver seu rosto bonito refletido nela e se tornou a mais graciosa e ousada nadadora do reino.

Kelea mais tarde se casou com Kalamakua.

Primeiro sufista homem do Brasil:

Thomas, 84, o primeiro surfista do Brasil

Reconhecidos como os pioneiros do surfe no país até o final da década de 80, os cariocas ainda relutam em aceitar a versão publicada em "A História do Surf no Brasil", de Alex Gutenberg, segundo a qual os autênticos pioneiros foram os paulistas de Santos Osmar Gonçalves e Jua Haffers.

Cerca de 20 anos separam as duas fases do surfe nacional. Enquanto Osmar e Jua deram suas primeiras deslizadas no canal 3, em 1938, Paulo Preguiça, Irencyr Beltrão e Jorge Paulo Lehman experimentaram as emoções das "tábuas havaianas" no Arpoador, em meados dos anos 50.

Brasileiros a se destacarem:surfista cearense Silvana Lima,Gabriel Medina,Tatiana Weston-Webb, Italo Ferreira,Filipe Toledo.

Mundial de Surfe afunila para definir brasileiros em Tóquio-2020, com cearense na disputa

Escrito por Folha Press, 13:08 / 02 de Abril de 2019. Atualizado às 13:10

Pela primeira vez na história, surfe fará parte do quadro olímpico. Brasil tem fortes opções para a categoria, com destaque para a surfista cearense Silvana Lima

Os favoritos do país ao título são o bicampeão mundial Gabriel Medina (2014 e 2018), Filipe Toledo e Italo Ferreira, respectivamente terceiro e quarto colocados no ano passado. No entanto, ao menos um deles, ficará fora da disputa olímpica em 2020. Já entre as mulheres, as vagas brasileiras devem ficar com as duas representantes do país na elite: Tatiana Weston-Webb, 22, que vive no Havaí desde os dois anos de idade e somente em 2018 passou a defender o Brasil, e a cearense Silvana Lima, 34, duas vezes vice-campeã mundial.

espero ter ajudando! <33

Perguntas interessantes