qual o posicionamento de Karl Marx sobre a globalização?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Marx não vivenciou a globalização tal qual conhecemos hoje. Porém, no contexto industrial, fez críticas a seu causador: o capitalismo. Portanto, indiretamente, Marx não era favorável a esse fenômeno.
Explicação:
Tudo depende do conceito de globalização que você está adotando. Marx morreu em 1883, logo não presenciou a expansão generalizada dos meios informacionais que vivenciamos hoje e, portanto, não pôde opinar sobre isso.
No entanto, caso você se refira à globalização como o processo gradativo que permitiu a integração entre regiões extremamente distantes umas das outras, inclusive de continentes diferentes, a resposta é outra. Sendo esse o caso, a globalização teria se iniciado no final do século XV, com as Grandes Navegações, e seria dividida em fases.
Marx presenciou a segunda fase desse processo, durante o qual se consolidava a industrialização inglesa. Embora tivesse nascido na Prússia (atual Alemanha), esse autor redigiu suas teorias a partir do estudo do modelo fabril da Inglaterra durante o tempo em que viveu neste país.
Após se dedicar muito ao estudo do capitalismo industrial, Marx explicou as características desse modo de produção (nos diversos volumes da obra O capital). Em meio a essas explicações, havia inclusive críticas às contradições desse modelo, como a mais-valia: os burgueses se apropriam da riqueza gerada pelo trabalho dos operários nas fábricas, acumulando riquezas produzidas por outrem e relegando ao proletariado uma porção insignificante do lucro obtido.
Portanto, se você se refere ao significado mais abrangente de globalização, Marx, indiretamente, a critica, porque ela é uma consequência da exploração burguesa do proletariado, típica do capitalismo industrial.