Qual o ponto principal da teoria de Bourdieu sobre as desigualdades entre alunos de diferentes classes sociais?
Não existe desigualdade entre classes sociais. Trata-se da atuação da escola na preparação do aluno para o mundo adulto, fornecendo um instrumental por meio da aquisição de conteúdos para superar uma cultura de classe popular.
A teoria de Bourdieu oferece poucos elementos para o entendimento dessa dinâmica na escola.
A escola é a instituição capaz de promover a democracia e a educação igualitária, reduzindo as diferenças ao ter crianças de classes distintas.
A cultura das classes superiores é a cultura da escola, ou seja, uma criança originária de um meio social inferior possui dificuldade em ter mesma formação.
A cultura das classes superiores está próxima da cultura da escola, assim, as crianças originárias de um meio social inferior têm acesso à mesma formação cultural, podendo, dessa forma, entrar facilmente na universidade.
________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ponto principal da teoria de BOURDIEU é que não existe desigualdade entre alunos de diferentes classes sociais. A escola deve preparar o aluno para se tornar um adulto capaz, através da dinâmica no aprendizado de conteúdos para superar sua cultura do povo.
Bourdieu notou os instrumentos de coercitividade e a forma como a sociedade se organiza como uma ferramenta para o preparo do indivíduo, ou seja, não existe desigualdade entre alunos de diferentes classes sociais. Logo, a escola deve prepara-lo para superar as bases culturais ao seu redor.
Como a cultura é observada por Bordieu?
Bordieu notou a cultura a partir do conceito de Habitus, que é a forma que o homem realiza suas atividades, como escutar, se vestir, se alimentar por exemplo, podendo ser diferente para cada indivíduo, onde a escola é um dos locais onde o indivíduo desenvolve, se socializa e entende as diferenças, sempre procurando supera-las.
Sobre as ideias de Bordieu e Lahire sobre a sociedade:
https://brainly.com.br/tarefa/52929314
#SPJ2