Qual o perfil e características serão necessários ao comportamento dos servidores, gestores públicos mediante as mudanças que despontam em nossa sociedade (considere fatores tecnológicos, sistema político, sociais, culturais e econômicos)?
Soluções para a tarefa
Existem algumas características que podem ser encontradas no comportamento significativo e relevante de gestores públicos e servidores, quando de frente para mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas.
Entendemos que é essencial aos indivíduos envolvidos neste setor, ou seja, administração pública, que estejam sempre atualizados com as demandas sociais, assim como com as inovações notáveis nas diversas áreas da experiência humana.
Diante disso, o perfil de um indivíduo capacitado para lidar com isso deve ser construído com base em uma consideração pela resiliência, isto é, a capacidade de insistir no aprendizado, na tomada de decisões, mesmo diante de desafios.
Além disso, é preciso que ele seja solidário, e que possa ser capaz de pensar nos indivíduos como mais do que partes de um mecanismo, senão como seres integrais e dignos de respeito.
Por fim, deve saber trabalhar em equipe, que é a chave para integrar diferentes conhecimentos e habilidades.
Resposta:
Uma das grandes dificuldades que percebo no setor público é o amadorismo, os gestores são eleitos ou até mesmo indicados sem o mínimo de conhecimento de gestão pública só porque pertence ao grupo X ou Y. A famosa política de grupo, desconsiderando assim, a gestão por competência e do trabalho em equipe.
Explicação: