História, perguntado por brenocosta20056, 1 ano atrás

Qual o papel de D. Antônio de Ataíde na divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias? Explique.

ajuda ae por favor falta só essa​

Soluções para a tarefa

Respondido por marciathais16
3

Resposta:

Explicação:

Dom Antônio de Ataíde e como chegou a adquirir tanto poder? Nascido em 1502, era um fidalgo que virou o melhor amigo do então princípe-herdeiro dom João (nascido em 1503). Os dois garotos passaram a infância e a juventude juntos. Tão íntimos eram que, julgando que a influência de Ataíde sobre dom João "pudesse ser feitiço", o rei dom Manuel não só afastou o primeiro-amigo da corte como mandou prendê-lo. Mas em fins de 1521 dom Manuel morreu. Ao assumir o trono, com o nome de dom João III, o novo rei transformou Ataíde no homem mais influente de Portugal.

Em 1530, partiu de Lisboa a primeira expedição colonizadora enviada ao Brasil. Quem a organizou? Dom Antônio de Ataíde - que escolheu seu primo-irmão Martim Afonso de Sousa para chefiá-la. Em 1534, a colônia foi dividida em capitanias hereditárias. Por ordem de quem? De dom Antônio - que distribuiu os lotes entre seus colaboradores mais próximos. Em 1549, fracassado o regime das donatarias, estabeleceu-se o Governo-Geral.

De quem foi a idéia? De Ataíde - que, além de nomear outro primo-irmão, Tomé de Sousa, para o cargo de governador-geral, redigiu o "regimento" que tem sido chamado de "primeira Carta Magna do Brasil".

Um dos mais extraordinários personagens do Brasil colonial permanece desconhecido de 99,9% dos brasileiros. Seu nome não é encontrado em virtualmente nenhum livro didático, e mesmo os acadêmicos o ignoram quase por completo. No entanto, durante mais de 30 anos nada se fez no Brasil que não por ordem de dom Antônio de Ataíde. Entre 1525 e 1558, Ataíde era de fato o homem que mandava no Brasil simplesmente porque era o homem que mandava no rei


brenocosta20056: obrigado mano
Perguntas interessantes