Qual o papel de auguste comte no positivismo?
Soluções para a tarefa
O pensamento de Augusto Comte se construía em paralelo aos acontecimentos históricos de sua época. A revolução francesa e a crescente industrialização da sociedade trouxe à tona novos problemas e novas formas observáveis de processos de mudanças profundas na vida da sociedade tradicional da época. Comte buscava a criação de uma ciência da sociedade capaz de explicar e compreender todos esses fenômenos da mesma forma que as ciências naturais buscavam interpelar seus objetos de estudo. Ele acreditava ser possível entender as leis que regem nosso mundo social, ajudando-nos a compreender os processos sociais e dando-nos controle direto sobre os rumos que nossas sociedades tomariam, acreditando ser possível dessa forma prever e tratar os males sociais que nos afligiriam tal como trataríamos um corpo enfermo.
Biografia de Auguste Comte (Principais ideias):
Auguste Comte nasceu por volta de 1798 e morreu em 1857, sendo um pensador muito influente até os dias de hoje, considerado o pai da sociologia, pois estudou a organização social, através das influências de Saint-Simon, onde desenvolveu os fenômenos sociais, ou melhor, passou a interpreta-los como uma ciência da natureza, afirmando que todo conhecimento científico deve ser aperfeiçoado.
Vale notar que Comte teve uma grande influência na Sociologia moderna enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de
Sabendo disso, vemos que para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:
O metafísico;
O empírico;
E o teológico.
Deste modo, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Caso tenha interesse no surgimento da sociologia:
https://brainly.com.br/tarefa/2025579?answering=true&answeringSource=feedToOptimize%2FcontentToolsPage