Qual o papel da primeira guerra mundial na aceleração da revolução Russa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
. A Primeira Guerra Mundial contou com a participação da Rússia no bloco dos Aliados (ou Entente) juntamente com Inglaterra e França. As derrotas sofridas pelo exército russo e a situação de crise econômica vivida no país durante o conflito (desabastecimento, fome, inflação), acabaram acirrando as tensões sociais que já existiam no pais desde antes do conflito e precipitaram um desfecho revolucionário.
A Revolução Russa derrubou um governo absolutista e criou o primeiro estado comunista do mundo, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Em 1917, a Rússia destronou o Czar Nicolau II, que ocupava o trono russo há mais de 20 anos. O imperador e toda sua família foram executados cerca de um ano mais tarde, enquanto estavam encarcerados.
A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial e a condição dos operários, que trabalhavam muito e ganhavam quase nada, foram algumas das causas da insatisfação popular.
O grande líder da Revolução Russa foi Vladimir Ilyich Ulyanov, ou simplesmente Lenin. Ao contrário do que muitos pensam, ele era membro da elite e vinha de uma família rica. Além de principal nome da revolução, Lenin era um intelectual: ele criou uma corrente teórica que influenciou os partidos comunistas do mundo inteiro.
Após a revolução, Lenin sofreu diversos atentados. Num deles ele foi baleado e quase morreu, em 1918. Foi nessa época que começou o período chamado de Terror Vermelho, em que diversos apoiadores do regime anterior, e até mesmo a família real, foram executados.
Ao tomar o poder russo, Lenin acreditava que a revolução operária continuaria em todo o mundo, garantindo a sobrevivência da revolução. Como isso não ocorreu, ele teve que recorrer ao chamado Comunismo de Guerra. Nessa época o governo estatizou bancos, proibiu o uso de dinheiro no comércio e tomou a produção de milhares de camponeses para alimentar o exército. O resultado foi desastroso.
Ao perceber que o sistema socialista era inviável para o estado em que se encontrava a economia russa, Lenin resolveu dar um passo atrás, para depois poder dar dois à frente. Em 1921 foi implementada a Nova Política Econômica
Com a Nova Política Econômica, os camponeses puderam novamente vender produtos nos mercados e a iniciativa privada passou a ser tolerada, mas em pequena escala. Segundo Lenin, a Nova Política Econômica era um capitalismo de Estado, mas com conteúdo socialista. Um ano mais tarde, a economia russa se recuperou. Com isso, em 1922 a União Soviética foi fundada.